Programa de Apoio ao Intercambista passa a apoiar estudantes da UFC que desejam fazer intercâmbio no exterior

Estudantes da Universidade Federal do Ceará que queiram fazer um intercâmbio no exterior passam a contar com o apoio de bolsistas da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER) da UFC para encaminhar todos os trâmites do processo de internacionalização. O apoio é dado por meio do Programa de Apoio ao Intercambista (PAI), vinculado à PROINTER.

O PAI já atuava no suporte ao estudante em mobilidade acadêmica, garantindo especialmente a integração de alunos estrangeiros que vêm ao Brasil. O auxílio se dá por um processo de apadrinhamento, sendo os padrinhos a conexão mais próxima entre a PROINTER e os estudantes em mobilidade acadêmica na UFC, desde antes da chegada do intercambista ao Brasil.

Imagem: Estudantes posam para foto no auditório da Reitoria

Agora o PAI também auxiliará aqueles que têm interesse em fazer mobilidade acadêmica no exterior através da Universidade. Para serem acompanhados e terem suas dúvidas sanadas pelos padrinhos, os estudantes devem entrar em contato pelo e-mail do projeto: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Atualmente, o PAI conta com quatro bolsistas. Os padrinhos do projeto realizam a recepção dos estudantes estrangeiros e os auxiliam tanto nas questões burocráticas, como emissão de documentos e realização de matrículas, como na área interpessoal, ligada à apresentação da cidade e integração na Universidade. O programa auxilia também na busca de moradia; na emissão de documentos importantes para a estada do estrangeiro, como CPF, plano de estudos conferido com a coordenação do curso, Registro Nacional Migratório, carteira de estudante, entre outros; e na participação em eventos de integração – que têm o intuito de promover a inclusão dos intercambistas na comunidade local e acadêmica.

Segundo Ana Flávia Sombra, de 25 anos, estudante do terceiro semestre do Curso de Psicologia e bolsista do PAI, a possibilidade de entrar em contato e conviver com pessoas de outros lugares do mundo, em meio a vivências tão plurais, é uma experiência extremamente enriquecedora. “Ser bolsista do PAI e da PROINTER tem trazido aprendizados valiosíssimos. Atender demandas de estudantes, padrinhos, professores e procedimentos burocráticos – como documentação – me ajudou a desenvolver mais confiança, segurança e autonomia ao viver e entender a Universidade por uma outra perspectiva”, afirma.

Qualquer estudante da UFC de graduação ou pós-graduação de qualquer campus pode se tornar um padrinho do PAI. Há uma seleção pelo projeto a cada ano – geralmente no fim do primeiro semestre acadêmico – mediante entrevistas. O edital e as inscrições são divulgados no perfil do PAI no Instagram (@paiufc_prointer) e no site da PROINTER. Há certificado de participação (que vale como horas complementares) e as atividades são 100% voluntárias (não remuneradas).

SOBRE O PAI – O programa foi criado em 2010 por três estudantes do Curso de Administração da UFC. Um deles, ao retornar ao Brasil após intercâmbio na Alemanha, começou a auxiliar os alunos estrangeiros que iam fazer intercâmbio na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), orientando sobre temas como emissão de documentos para matrícula, localização de residência próxima ao campus, deslocamento até a faculdade etc. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Programa de Apoio ao Intercambista (PAI) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.