Equipe da UFC conquista segundo lugar em desafio colaborativo que busca superar desigualdades raciais no serviço público

Com o nome de Dragão do Mar, uma equipe de servidores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Federal do Ceará conquistou o segundo lugar no Datathon: Desigualdades Raciais no Serviço Público, desafio colaborativo realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e pelo Ministério da Igualdade Racial, de 20 a 24 de novembro, em Brasília.

No Datathon, que convidou os participantes a analisarem o que os números revelam sobre as desigualdades raciais no serviço público, a solução apresentada pela equipe da PROGEP se voltou para a redução da desigualdade e a preparação de servidoras negras para o seu desenvolvimento na carreira e ocupação de cargos de direção.

Imagem: cinco pessoas seguram troféus e posam para foto

"A solução que foi apresentada por nossa equipe foi o desenvolvimento de trilhas de carreira, desde o estágio probatório, de forma a respeitar as necessidades e singularidades de servidoras negras no tocante à ocupação de cargos de gestão", explica Bruno Matos, pró-reitor-adjunto de Gestão de Pessoas e um dos integrantes da equipe. Para ele, a premiação no Datathon validou mudanças estratégicas e inovações que a PROGEP tem desenvolvido, com a criação da Divisão de Equidade, Diversidade e Inclusão e da Divisão de Inteligência de Dados, que estão diretamente relacionadas com a proposta do desafio.

Além de Bruno, compõem a equipe premiada os servidores Luzimar Araújo, diretora da Divisão de Equidade, Diversidade e Inclusão; Daniel Torres, diretor da Divisão de Inteligência de Dados e Transformação Digital; Cristina Brito, coordenadora de Relacionamento e Experiência do Servidor; e Paulo Carvalho, coordenador de Legislação e Controle.

A solução, ainda segundo o pró-reitor-adjunto da PROGEP, pode ser implementada em diferentes públicos, devendo ser realizado um plano-piloto na UFC no ano que vem. "Também é importante ressaltar que o Ministério da Igualdade Racial já demonstrou interesse e se dispôs a colaborar no desenvolvimento do projeto", antecipa.

Imagem: grupo de cerca de 40 pessoas posa para foto

O DATATHON – O Datathon: Desigualdades Raciais no Serviço Público é um desafio de inovação aberta que instiga servidores públicos, estudantes, acadêmicos e outras pessoas interessadas na busca de reflexões sobre as desigualdades raciais no serviço público e quais as possíveis soluções para este problema.

Durante cinco dias, 40 pessoas participaram de uma imersão nos dados do Infogov, plataforma de dados desenvolvida pela ENAP. A equipe vencedora foi a Conceição Evaristo, enquanto a que ficou em terceiro lugar se intitulou Lélia González.

Integrantes das equipes vencedoras receberam troféu de reconhecimento e terão suas soluções divulgadas em uma publicação da ENAP.

Fonte: Bruno Matos, pró-reitor-adjunto de Gestão de Pessoas da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.