Encerramento dos Encontros Universitários 2023 no Campus de Quixadá destaca impactos da inteligência artificial para startups

Na última sexta-feira (24), o Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá celebrou o encerramento da edição 2023 dos Encontros Universitários (EU). O evento contou com programação variada, culminando em uma palestra que abordou o impacto da inteligência artificial (IA) para o universo das startups.

Intitulada “Inteligência artificial nas startups: desafio ou oportunidade”, a atividade foi ministrada por José Lima Neto, consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (SEBRAE-CE). Abordando especialmente a ferramenta de inteligência artificial ChatGPT, Lima Neto disse que atualmente estamos passando por uma revolução e que será fundamental sabermos utilizar esse recurso a nosso favor.

Imagem: O palestrante José Lima Neto, em pé, falando para uma turma de alunos que estão sentados a sua frente (Foto: Viktor Braga/UFC)

Nesse contexto, segundo o consultor, as startups vão precisar se adequar de forma constante às tendências envolvendo inteligência artificial, uma vez que vários negócios que eram da alçada das startups tendem a estar cada vez mais inseridos no ChatGPT ou em ferramentas similares. “Atualmente temos a oportunidade de integrar uma série de coisas que sem os recursos de inteligência artificial não teríamos”, disse, referindo-se à imensa gama de aplicações que as soluções de IA podem ter. “Está só começando e temos a oportunidade de surfar na crista da onda”, ilustrou. Lima Neto abordou ainda desafios éticos e legais relacionados ao tema.

Veja outras fotos do último dia dos EU 2023 em Quixadá.

OUTROS MOMENTOS – Os Encontros Universitários 2023 no Campus de Quixadá tiveram programação diversificada, incluindo uma série de oficinas, atividades culturais, apresentações de trabalhos e uma Maratona Empreendedora – realizada em parceria com o SEBRAE –, que teve como objetivo estimular o empreendedorismo e fomentar o ambiente inovador em Quixadá. Houve ainda a cerimônia de premiação dos melhores trabalhos apresentados durante os três dias de evento.

“Gostei bastante da edição deste ano. Foi bem alegre, com maratona de programação, de empreendedorismo, muitos minicursos, palestras enriquecedoras e mais de 200 trabalhos apresentados. E vimos que os trabalhos foram feitos com muita dedicação e realmente surpreenderam, porque tinham um nível muito elevado”, disse Sarah Soares, estudante do Curso de Sistemas de Informação.

Thalita Batista e Sarah Soares, alunas do Campus de Quixadá, lado a lado, em pé; por trás há um banner do evento (Foto: Viktor Braga/UFC)

Por sua vez, a aluna Thalita Batista, do Curso de Engenharia de Software, disse que um diferencial da edição foi possibilitar uma imersão cultural. “Eles (da organização do evento) proporcionaram para nós exposições, trazendo obras artísticas dos estudantes de Design Digital, e na abertura trouxeram a Camerata de Cordas da UFC, que foi um momento de contato e de experiência com a musicalidade muito grande, porque somos um campus de TI [tecnologia da informação), e trazer essa conexão para o nosso meio deu um outro viés. Para mim foi um momento ímpar”, compartilhou.

Leonel Júnior, egresso do campus, em pé, sorrindo para a foto, em uma área externa do campus; em segundo plano há um monólito típico da região de Quixadá (Foto: Viktor Braga/UFC)

CONEXÃO – Leonel Júnior é egresso do campus, onde cursou Sistemas de Informação. Após se graduar, ele fundou uma empresa junto com um norte-americano. A empresa se concentra no desenvolvimento de sistemas para produtores agrícolas, com clientes dos Estados Unidos, México, Peru e Canadá, e conta em seu quadro com cerca de 20 pessoas oriundas da UFC. Apesar de ser uma empresa estrangeira, a essência tecnológica é predominantemente brasileira, e a maioria dos talentos é proveniente do Campus de Quixadá. Leonel apoiou a realização dos EU 2023 e esteve presente no encerramento do evento.

“É uma forma de tentar me manter conectado e próximo do campus. Sempre fico muito feliz com os convites. Vejo que o campus continua dando todo o suporte, tendo todo esse cuidado e carinho com os alunos atuais e com os egressos. Sempre é uma felicidade imensa poder vir aqui”, disse o ex-aluno.

Fonte: Comissão organizadora dos Encontros Universitários no Campus da UFC em Quixadá – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.