UFC realiza missão científica em Lisboa e Madri para buscar parcerias em projetos de energias renováveis e mobilidade urbana

De 20 a 24 de novembro, uma equipe formada por professoras do Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará (UFC), participou de uma missão científica internacional entre Brasil, Portugal e Espanha, com o objetivo de fortalecer e prospectar parcerias, bem como de divulgar pesquisas realizadas pelo referido PPG, no âmbito de temas como descarbonização de matriz energética, hidrogênio verde e mobilidade urbana.

Ao longo dos cinco dias, as docentes Carla Andrade, Fernanda Lobo e Mona Lisa Moura (também professora da UECE) visitaram quatro instituições portuguesas situadas em Lisboa e um centro de pesquisa do governo espanhol, localizado em Madri. A iniciativa faz parte do financiamento de um projeto do Laboratório de Hidrogênio e Máquinas Térmicas (LHMT), coordenado pelo Prof. André Bueno, da PPG em Engenharia Mecânica da UFC, e destaca a participação de mulheres no campo da ciência na Universidade.

ft 231128 lisboa gr

Em Portugal, a missão teve início com visita à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, guiada pelos professores Carla Silva e Killian Lobato, do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia. O objetivo foi avaliar colaborações em torno de iniciativas no âmbito da cadeia produtiva do hidrogênio – como projetos ativos relacionados à aplicação de biocarvão em supercondensadores –, além de sondar a mobilidade de estudantes e PhDs na área de avaliação de ciclo de vida de sistema de células a combustíveis em comparação com reforma de biogás e em comparação com o sistema de eletrólise convencional na produção de H2.

A segunda parada foi no Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), pertencente ao Ministério de Meio Ambiente de Portugal, com as pesquisadoras Ana Estanqueiro, coordenadora da Unidade de Energias Renováveis e Integração de Sistemas de Energia, e Teresa Simões. Ambas são responsáveis pela área de Energia Eólica do instituto.

ROTEIRO – Na sequência, foi a vez de passar pelo Centro IN+ de Inovação, Tecnologia e Pesquisa Política do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, acompanhadas dos professores Patrícia Baptista, Tiago Farias, Rui Costa Neto e Gonçalo Duarte. O encontro dedicou uma atenção especial e estratégica aos temas da mobilidade sustentável, dos biocombustíveis e do hidrogênio.

ft 231128 missao2 gr

A passagem pelas terras lusitanas se encerrou com a visita ao Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB) da Universidade NOVA de Lisboa, junto aos pesquisadores Ricardo Louro e Catarina Paquete, que atuam no estudo dos processos extracelulares de transferência de elétrons realizados por organismos eletroativos.

Ao explorar esse tema, o Instituto deseja compreender os fatores moleculares importantes para melhorar a transferência de elétrons, conhecimento crucial para avançar na implementação prática de sistemas bioeletroquímicos, voltada à produção sustentável de energia aliada ao tratamento de águas residuais.

Pesquisadores posam lado a lado em uma das salas do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, em frente à imagem de um projetor

BALANÇO – Já em Madri a visita foi ao Centro de Investigaciones Energeticas, Medioambientales y Tecnologicas (CIEMAT), ligado ao Ministério de Ciência e Inovação do governo espanhol e um dos laboratórios da associação espanhola do hidrogênio e centro de pesquisa em hidrogênio da União Europeia. A reunião contou com a participação do time de pesquisadores dedicados aos materiais funcionais para tecnologia de hidrogênio, coordenado pelos pesquisadores Rita Balderrama e Ignacio Cruz, do Departamento de Energia Eólica do CIEMAT.

Professoras da UFC e do Centro de Investigaciones Energeticas, Medioambientales y Tecnologicas posam para foto em um dos laboratórios do Centro, com janelas, bancadas e computadores ao fundo

Além de prospectar parcerias, a visita também foi dedicada a divulgar pesquisas desenvolvidas pela UFC, a exemplo do projeto cujo financiamento possibilitou a missão internacional – “Sistema híbrido de produção de hidrogênio verde utilizando células de eletrólise microbiana acopladas à reforma a vapor do glicerol com força solar”.

“Tivemos uma missão muito produtiva, fomos muito bem recebidas por todos os grupos de pesquisadores visitados, e esperamos colher bons frutos através de futuros projetos e parcerias entre as instituições”, ressalta a Profª Carla Andrade.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.