Edital de bolsas da PREX seleciona propostas de ações voltadas à curricularização da extensão

A Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da Universidade Federal do Ceará torna público o edital para seleção de propostas de Ações Curriculares em Comunidades de Saberes para o ano de 2024, visando ao desenvolvimento de ações ligadas a programas e projetos de extensão. O edital prevê a concessão de até 40 bolsas, no valor de R$ 700,00 mensais, para apoiar a curricularização da extensão e o acompanhamento dos Agentes UFC nas áreas de cidadania urbana, cidadania agrária, proteção social e cultura oceânica. Servidores docentes e técnico-administrativos podem enviar propostas até 2 de fevereiro de 2024.

O edital contempla duas modalidades de ação: Programa de Extensão (conjunto de atividades integradas de médio e longo prazo) e Projeto de Extensão (atividade com objetivo específico e prazo determinado). As propostas podem concorrer em áreas temáticas como Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Ciência e Tecnologia, Produção e Trabalho.

Fachada da Pró-Reitoria de Extensão da UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)

As propostas devem atender às finalidades das Ações Curriculares de Extensão em Comunidades de Saberes (ACCS) e ser interdisciplinares e dialógicas, integrando-se à formação profissional discente. A ação deve ser ofertada a pelo menos três cursos de graduação da UFC.

Cada proponente (servidor docente ou técnico-administrativo) pode submeter uma proposta de ação curricular de extensão, integrada a um programa ou projeto. O período mínimo de execução das ações é de dois anos, e os interessados devem submeter suas propostas exclusivamente pelo módulo de extensão do SIGAA, observando os critérios estabelecidos no edital.

A curricularização da extensão nos cursos de graduação e pós-graduação é coordenada pela PREX, em articulação com as pró-reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). A iniciativa busca viabilizar a integração do ensino em diferentes contextos, contribuindo para a formação cidadã dos estudantes e a transformação social.

SOBRE AS BOLSAS – As bolsas, direcionadas a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da UFC, terão valor de R$ 700,00 mensais, com carga horária de 12 horas semanais e vigência de nove meses, de abril a dezembro de 2024, para bolsistas indicados pelas ações que forem contempladas. Conforme o cronograma do edital, as propostas escolhidas deverão selecionar bolsistas em março de 2024.

Estudantes de pós-graduação stricto sensu poderão participar (sem bolsa) como vice-coordenadores das ações de extensão, tornando essas atividades equivalentes aos estágios de docência previstos nos projetos pedagógicos dos respectivos programas.

Mais informações, inclusive orientações para submissão da proposta, critérios de seleção e cronograma completo estão disponíveis no edital. Dúvidas podem ser enviadas para a Coordenadoria de Ações Curriculares de Extensão (CACE) ou para a Coordenadoria de Curricularização da Extensão (FORMACE), ambas da PREX, pelos respectivos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou, ainda, pelo telefone 85 3366 7461.

OBJETIVOS – De acordo com o edital, a criação de ações curriculares de extensão tem dois objetivos principais: 1) viabilizar a participação de estudantes no processo de interação entre a Universidade e outros setores da sociedade, por meio de atividades acadêmicas que contribuam para sua formação acadêmica, profissional e para o exercício da cidadania; 2) incentivar os processos educativos, culturais, científicos e tecnológicos, como forma de aprendizagem da atividade extensionista, articulados com o ensino e a pesquisa, de forma indissociável, e que viabilizem a relação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade, contribuindo, de forma objetiva, para a inclusão social.

SOBRE A CURRICULARIZAÇÃO – Conforme a Resolução nº 28/2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFC, entende-se por curricularização da extensão “a inserção de ações de extensão na formação do estudante como componente curricular obrigatório para a integralização do curso no qual esteja matriculado”. Trata-se de uma estratégia estabelecida no Plano Nacional de Educação 2014-2024. Atualmente, todos os cursos de graduação da UFC devem ter de 10% a 15% de sua carga horária destinada à extensão.

Fonte: Coordenadoria de Ações Curriculares de Extensão da PREX/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.