UFC participa da 7ª Feira do Conhecimento até sábado (2), no Centro de Eventos do Ceará

De 30 de novembro a 2 de dezembro, a Universidade Federal do Ceará participa da 7ª edição da Feira do Conhecimento (FdC), no Centro de Eventos do Ceará, apresentando as iniciativas que a Instituição desenvolve nas áreas de tecnologia, inovação e empreendedorismo, além de projetos de extensão. O evento, promovido pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), é executado pelo Instituto Centec, com mais de 200 expositores em 9 mil metros quadrados de exposição.

A programação da Feira ocorre das 14h às 21h, com palestras, painéis, oficinas e atividades relacionadas a startups, games, inteligência artificial, cultura maker, robótica, tecnologias assistivas, saúde, ciência e educação, entre outras áreas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento. A organização da FdC pede aos participantes a doação opcional de 1kg de alimento não perecível para o programa Ceará Sem Fome.

Imagem: menina com fardamento escolar observa microscópio

A UFC vai ocupar o estande 29, com 36 metros quadrados, no Salão Pecém do Centro de Eventos. Lá, serão apresentadas as iniciativas desenvolvidas por servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes da Instituição. Além das ações de setores que integram o ecossistema de inovação e empreendedorismo da UFC, como o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI), o Programa Empreende UFC, o Centro de Empreendedorismo (CEMP) e o Parque Tecnológico (PARTEC), o público poderá conferir também patentes e outros produtos de propriedade intelectual alcançados pela Universidade.

Também são destaques do estande os projetos CEREIA, do Centro de Referência em Inteligência Artificial (CRIA) da UFC; Bee Sensing, com a presença de colônias de abelhas sem ferrão; Imunoensina, que apresenta conteúdo científico sobre imunologia em escolas profissionalizantes de Fortaleza; Maré da (Des)Informação, com dicas sobre o consumo consciente da informação, entre tantos outros.

Além disso, o Instituto UFC Virtual levará impressoras 3D para a criação de projetos ao vivo e diversos jogos de tabuleiro, entre outras iniciativas. Unindo diversão e conhecimento, a Seara da Ciência também marcará presença no estande da UFC.

Também no Salão Taíba do Centro de Eventos, acontecerá a Mostra de Tecnologias Sociais da FdC, onde terão espaço reservado alguns laboratórios de pesquisa e extensão da UFC, como o Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREAT); o Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (LESC); o Laboratório de Visualizações Interativas e Simulações (LABVIS), além do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE), do Campus da UFC em Quixadá; e o de Tecnologias Assistivas e Educacionais (TAE), do Campus da UFC em Sobral.

No sábado (2), às 16 horas, a orientadora educacional do Escritório EducationUSA na UFC, Cristina Borges, apresentará a palestra "Quero estudar nos EUA. O que devo saber?", na Arena do Conhecimento 3. A entrada é gratuita.

A coordenadora de Relações Interinstitucionais da PROINTER e responsável pelo estande da UFC na FdC, Patrícia Araújo, afirma que a expectativa é inspirar a comunidade externa. “Principalmente jovens estudantes, a fim de atrair um maior número de novos alunos para a UFC e mostrar a força e importância da Universidade para a sociedade. Tudo que estará no nosso estande é imperdível”, garante.

Imagem: equipe do CEMP posa para foto

CEARÁ AWARDS – Novamente, a Feira do Conhecimento abrigará a entrega do Ceará Awards, premiação que busca reconhecer os atores de inovação que contribuem para alavancar e potencializar o ecossistema de inovação de todo o Estado. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado, com apoio do Rapadura Valley, comunidade de startups de Fortaleza.

Os finalistas ainda serão anunciados. No ano passado, a UFC concorreu em cinco categorias do prêmio, vencendo em três: o Prof. Abraão Saraiva, então coordenador do Centro de Empreendedorismo (CEMP) da Universidade, foi o vencedor das categorias Herói do Ano e Professor Empreendedor, enquanto o próprio CEMP foi o ganhador da categoria Iniciativa Destaque.

Saiba mais sobre a Feira do Conhecimento no site do evento.

Fonte: Patrícia Araújo, coordenadora de Relações Interinstitucionais da PROINTER/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.