Procurar no portal

Rede de pesquisa em energias renováveis da UFC tem projeto aprovado na FUNCAP

A Universidade Federal do Ceará teve projeto aprovado em edital da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) voltado para fomentar redes de pesquisas em energias renováveis. O projeto, batizado de Rede de Pesquisa e Inovação em Energias Renováveis do Ceará (Rede VERDES), reúne diferentes pesquisas multidisciplinares e instituições do estado.

A Rede tem o objetivo de realizar pesquisas básicas e aplicadas de forma colaborativa sobre temas que envolvam energias renováveis. A ideia é que as pesquisas gerem transferência de tecnologia e inovações relevantes para o setor de energias, produzindo impactos socioeconômicos e ambientais para o Ceará.

Imagem: Pesquisadores de 14 instituições compõem a Rede VERDES

“O projeto visa também a formação de recursos humanos qualificados em PD&I na área de Energias Renováveis e a realização de parcerias com grupos de pesquisa nacionais e internacionais consolidados, empresas e instituições governamentais, para gerar soluções e aplicações inovadoras de maneira compartilhada, prática e eficaz”, explica o Prof. Murilo Luna, do Departamento de Engenharia Química e secretário executivo da Rede.

“O projeto inicial tem a previsão de duração de quatro anos, mas o plano é termos uma Rede dinâmica que possa, ao longo [desse tempo], ter a incorporação de novas unidades de pesquisa e novos financiamentos vindos de empresas ou de outras instituições de fomento, expandindo seu escopo de tempo além dos quatro anos iniciais previstos no edital da FUNCAP”, complementa.

Ao todo, pesquisadores de 14 diferentes instituições compõem a Rede, distribuídos inicialmente entre 12 projetos de pesquisa multidisciplinares, em quatro áreas temáticas: energias renováveis, transporte e combustíveis sintéticos, aplicações industriais e hidrogênio verde.

“Todos os projetos contemplam ações desde a pesquisa fundamental, como base para desenvolvimentos posteriores em temáticas estratégicas do setor de energias renováveis (disponibilidade, produção e utilização), até a gestão da inovação, que atuará como vetor integrador entre as atividades de pesquisa e o setor industrial”, detalha o Prof. Murilo.

A coordenação da Rede fica por conta do Prof. Célio Cavalcante, também do Departamento de Engenharia Química. Os professores Mona Lisa Moura de Oliveira (da Universidade Estadual do Ceará) e Edilson Mineiro Sá Júnior (do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) são coordenadores associados.

Fazem parte da Rede as seguintes instituições: UFC (coordenação geral), UECE (coordenação associada), IFCE (coordenação associada), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Universidade Regional do Cariri (URCA), Embrapa, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/FIEC), Instituto Euvaldo Lodi (IEL/FIEC), Instituto Atlântico e Instituto Rever.

INTERDISCIPLINARIDADE – Uma das expectativas com a Rede VERDES é o fortalecimento da cultura e produção científica em torno das energias renováveis na UFC, que nos últimos anos tem focado no tema, sobretudo com estudos acerca do hidrogênio verde.

“A UFC é uma das instituições que mais têm atuado na temática de energias renováveis no nosso estado, e a Rede VERDES irá ajudar a fortalecer essa atuação com a conexão entre as instituições de ensino superior e as Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICTs) participantes e ambientes de inovação ligados à transição energética, favorecendo a criação e expansão de startups e spin-offs”, prevê o Prof. Murilo.

Para tanto, a interdisciplinaridade entra como fator determinante. “A utilização de uma estrutura de rede permite a complementaridade das diversas unidades de pesquisa de modo sinergético, necessário para otimização de recursos humanos, financeiros e de infraestrutura. Além disso, a visão multidisciplinar tende a acelerar o processo de desenvolvimento tecnológico e a fortalecer a capacitação de recursos humanos”, defende.

EDITAL – O edital Energias Renováveis da FUNCAP, que teve a Rede VERDES como proposta única aprovada, prevê o subsídio de 16 milhões para o projeto durante seus quatro anos de execução. No primeiro ano, o financiamento será de 4 milhões. O orçamento para os anos seguintes fica condicionado à prestação de contas técnica e financeira por parte da Rede.

O edital estipula que o financiamento deve permitir a continuidade das pesquisas, o recrutamento de pesquisadores, a realização de eventos científicos, a aquisição de equipamentos e outros investimentos “necessários para potenciar a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na área das energias renováveis, em especial na área do hidrogênio verde”.

“O financiamento da FUNCAP será muito importante para implementação inicial dos projetos de pesquisa, que demandam recursos para aquisição de materiais, equipamentos, serviços etc., e para formação de recursos humanos qualificados na área de energias renováveis”, acredita o Prof. Murilo.

Veja abaixo a lista de projetos de pesquisa que serão desenvolvidos com a Rede VERDES, com cada pesquisador responsável:

1. Novos Materiais para Células Fotovoltaicas para Produção de Energia Solar (Prof. Alejandro Pedro Ayala – UFC)
2. Tecnologias (Foto)eletroquímicas para a Produção de Hidrogênio Verde (Prof. Pedro de Lima Neto – UFC)
3. Conversores para Energias Renováveis na Produção e Uso do H2V (Prof. Edilson Mineiro Sá Júnior – IFCE)
4. Integração à Rede Elétrica de Produção de H2 a partir de Plantas PV e Eólica em Larga Escala (Prof. Fernando Luiz Marcelo Antunes – UFC)
5. Tecnologias Eólico/solar Térmica com Regeneração Industrial para Produção de Hidrogênio (Profª Carla Freitas de Andrade – UFC)
6. Produção Fermentativa de Hidrogênio a partir de Resíduos Orgânicos (Prof. Renato Carrhá Leitão – Embrapa)
7. Novas Tecnologias em Sensoriamento Óptico Aplicado à Detecção de Hidrogênio (Prof. Antonio Sergio Bezerra Sombra – UFC)
8. Mobilidade, Sistemas Térmicos e Misturas com Hidrogênio (Profª Mona Lisa Moura de Oliveira – UFC)
9. Tecnologias CCUS para Integrar a Redução de Emissões com a Utilização/transporte de H2V (Profª Diana Cristina Silva de Azevedo – UFC)
10. Desenvolvimento e Avaliação de Materiais e Processos Inovadores para Obtenção de SAF (Querosene de Aviação Sustentável) e Combustíveis Sintéticos (Prof. Francisco Murilo Tavares de Luna – UFC)
11. Materiais e Tecnologias de Armazenamento e Transporte de Hidrogênio (Prof. Hélio Cordeiro de Miranda – UFC)
12. Gestão da Inovação: Transferência de Tecnologia e Fortalecimento da Cadeia Produtiva das Energias Renováveis, com Ênfase no H2V, no Estado do Ceará (Prof. Robson Silva Soe Rocha – UECE)

Fonte: Prof. Murilo Luna, do Departamento de Engenharia Química e secretário executivo da Rede VERDES – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300