Docente da UFC recebe prêmio da Associação Brasileira de Recursos Hídricos

O Prof. Francisco de Assis de Souza Filho, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (DEHA) da Universidade Federal do Ceará, foi agraciado com o Prêmio Flávio Terra Barth, da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro). A premiação ocorreu durante o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, realizado de 19 a 24 de novembro, em Aracaju (Sergipe).

O Prof. Francisco de Assis Filho é cientista-chefe da área de Recursos Hídricos da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), membro do Comitê Assessor de Engenharias e Ciências Ambientais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), representante da comunidade científica no Fundo Setorial de Recursos Hídricos e criador do Centro Estratégico de Excelência em Políticas de Águas e Secas (CEPAS) da UFC.

Imagem: sete pessoas estão em pé, em um palco. Elas vestem roupas sociais e usam crachás. Ao centro, um homem, de camisa azul, segura uma escultura

“Fiquei muito emocionado e feliz com a outorga deste prêmio. Entendo que é um reconhecimento da importância nacional da comunidade de recursos hídricos do Ceará e do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC”, comenta.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Recursos Hídricos, Saneamento Ambiental e Geotecnia (POSDEHA) da UFC, Prof. Iran Eduardo Lima Neto, destaca as colaborações do homenageado ao programa. “O POSDEHA agradece ao Prof. Assis pelas suas valiosas contribuições como coordenador, professor, pesquisador e interlocutor entre a universidade, o poder público e a sociedade, que certamente têm nos ajudado a manter o nível de excelência internacional”, considera.

SAIBA MAIS – O Prêmio Flávio Terra Barth tem o objetivo de reconhecer a atuação de profissionais que tenham se destacado por contribuições significativas para a gestão dos recursos hídricos no Brasil. É concedido a cada dois anos durante os Simpósios Brasileiros de Recursos Hídricos da ABRHidro.

Os nomes dos indicados ao prêmio podem ser sugeridos por qualquer associado da entidade. Um comitê formado por membros do Conselho Consultivo, da Diretoria Executiva e por participantes externos analisa os nomes sugeridos e escolhe o vencedor, que recebe um certificado e uma escultura.

Fonte: Prof. Iran Eduardo Lima Neto, coordenador do POSDEHA – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.