Projeto de extensão da UFC realiza ações artísticas em espaços públicos de Fortaleza em dezembro

O Laboratório de Produção em Artes Cênicas, projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Instituto Juventude e Inovação (IJI), promove, nos dias 1º, 2, 8 e 9 de dezembro, o Laboratório de Aprendizagem Básica da Juventude – Artes Cênicas (LABJuv).

O LABJuv é uma mostra cultural que contempla oficinas e apresentações artísticas de teatro, dança e circo voltadas às juventudes de territórios periféricos. Estão previstas ações nos bairros Vicente Pinzon, Ancuri, Bela Vista e Benfica, em Fortaleza.

Imagem: foto de uma jovem na sombra tocando uma luz amarela

A programação contempla oficinas de “Figurino”, “Construindo música com objetos” e “Produção cultural (I e II)”. As atividades são gratuitas e destinadas a jovens a partir de 14 anos de idade. Os interessados devem se inscrever pelo Portal da Juventude da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Já os espetáculos culturais são frutos de trabalhos de estudantes do Curso de Teatro-Licenciatura da UFC, de professores e de artistas convidados, além de produções resultantes das oficinas culturais realizadas pelo IJI.

SAIBA MAIS – O Laboratório de Produção em Artes Cênicas da UFC é um projeto de extensão que envolve a prática da produção nas artes das cenas em diversas etapas e frentes de ação, desenvolvendo produção de espetáculos, projetos e eventos. Participam do projeto cerca de 20 alunos do Curso de Teatro com o objetivo de fomentar ações culturais significativas na cidade, estreitando a relação entre Universidade e sociedade.

PROGRAMAÇÃO – As atividades do LABJuv ocorrerão das 14h às 20h em espaços da Prefeitura de Fortaleza voltados a jovens da Capital (Rede Juv).

Dia 1º/12/2023
– Pracinha da Cultura do Vicente Pinzon (rua Veneza, 26 – Vicente Pinzon)

14h-17h: Oficina de “Princípios básicos de figurino”, com Amidete Aguiar
18h-19h: Espetáculos Rede Juv: “Pindorama” (diretor Gleison Cruz) e “Estou aqui” (diretor Gleison Cruz)
19h-20h: Espetáculo SESC “Duplicitê” (Grupo Formosura de Teatro)

Dia 2/12/2023
– Pracinha da Cultura do Ancuri (avenida Dionísio Leonel Alencar, s/n – Ancuri)

14h-17h: Oficina “Construindo músicas com objetos”, com K'oz Coletivo
18h-19h: Espetáculos Rede Juv: “Maculelê” (Grupo de Dança da Pracinha da Cultura Pedras) e “Danças culturais” (Grupo Filhos da Dança)
19h-20h: Espetáculo SESC “A luta” (Chaplin cearense)

Dia 8/12/2023
– Polo da Bela Vista (Vila Sombra, 2 – Bela Vista)

14h-17h: Oficina “Primeiro passos para produção executiva de espetáculos”, com o Laboratório de Produção em Artes Cênicas da UFC
18h-20h30min: Mostra Cena e sociedade (teatro de animação), do Curso de Teatro-Licenciatura da UFC: “Casumbilical” (elenco: Carina Costa, Carla Layse, Carina Costa, Alessandra Flor Ferraz, Ellen Winchester, Patrícia Fernandes, Sibelly Gomes) / “Memórias Marias” (elenco: Erlano Sousa, Lorena Lobo, Hadassa Maíra, Vitória Iasmim, Laila Camila) / “Parasitar” (elenco: Jader D Fontes, Ynaê Portela, Lua Ádhara, Dave, Ivylin Oliveira) / “Coisas que ouvi dizer” (elenco: Luana Oliveira, Felismina Cordeiro, Thaís Gonçalves, George Yotiano) / “Filé comunitário” (elenco: Beatriz Baião, Eliaquim Portela, Gabriel Matos, Ayume Andrade, Felipe Pinheiro, Klysman Nogueira)

Dia 9/12/2023
– Polo da Bela Vista (Vila Sombra, 2 – Bela Vista)

18h-19h: Mostra Cena e Sociedade: espetáculo “Sônia” (direção Fernanda Lobo), “Obrigado por partir sem deixar saudades” (direção Eudes Ribeiro)

– Farol da Juventude Benfica (praça da Gentilândia, Benfica)

14h-17h: Oficina “Como produzir um espetáculo de rua”, com o Laboratório de Produção em Artes Cênicas da UFC
18h-19h: Espetáculos Rede Juv: “Especial de Natal do dólar” (direção e elenco Davi Reis), “Varieté” (direção e elenco Jocilone Júnior, Sarah Bastos, Matheus Oliveira)
19h-20h: Espetáculo “Não atirem, somos nós os artistas” (coordenação-geral: Renata Lemes)

Fonte: Profª Renata Lemes, coordenadora do Laboratório de Produção em Artes Cênicas da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.