Procurar no portal

UFC lidera quatro novos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia aprovados pelo CNPq

A Universidade Federal do Ceará obteve a aprovação de quatro projetos no âmbito do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Na condição de coordenadora, a UFC vai liderar os novos quatro INCTs nas áreas de reprodução animal; violência e segurança pública; engenharia química; e enfermagem, com participação de instituições do Brasil e exterior.

Na Chamada Pública INCT-CNPq nº 58/2022, lançada em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), foram aprovados 58 projetos de diversas instituições brasileiras, incluindo os quatro da UFC. No último dia 24, coordenadores dos novos INCTs participaram de reunião no CNPq, em Brasília. Para os novos institutos será investido um total R$ 324 milhões. Os recursos são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT/MCTI).

Imagem:  Da UFC, participaram da reunião no CNPq (da esquerda para a direita), Prof. César Barreira, coordenador do INTC Violência, Poder e Segurança Pública; Profª Mônica Oriá, coordenadora do INCT SCREENS; Profª Diana Azevedo, coordenadora do INTC CAPICUA e Prof. Arlindo Moura, coordenador do INCT Reprodução Animal (Foto: Divulgação)

Os quatro novos institutos que a UFC irá coordenar são: INCT Reprodução Animal, do Centro de Ciências Agrárias (CCA); INCT CAPICUA – Catalisadores e Adsorventes para Avançar em Processo de Captura de CO2, do Centro de Tecnologia (CT); INCT Violência, Poder e Segurança Pública, do Centro de Humanidades; e INCT SCREENS – Simulação Clínica e Realidade Virtual em Enfermagem e Saúde, da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE).

Saiba detalhes de cada um dos novos INCTs na UFC:

O projeto INCT Reprodução Animal tem como coordenador o Prof. Arlindo Moura, do Departamento de Zootecnia do CCA, onde lidera o grupo de pesquisa em “Ciências ômicas e fisiologia”. O vice-coordenador do instituto é o cientista João Henrique Moreira Viana, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) – Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Sob coordenação da UFC, estão nesse INCT mais de 29 instituições brasileiras, incluindo universidades, institutos de pesquisa, institutos federais e unidades da EMBRAPA, além de empresas privadas espalhadas por 14 estados. A equipe é composta também por pesquisadores de países como Argentina, Itália, Espanha, Canadá e Estados Unidos.

O Prof. Arlindo Moura informa que a proposta do INCT em Reprodução Animal é “prospectar, desenvolver e adaptar tecnologias reprodutivas para responder aos novos desafios das cadeias produtivas de proteína animal, por meio do avanço na fronteira do conhecimento e da geração de conhecimento, inovação e formação de recursos humanos”.

Segundo ele, “a geração de novas ferramentas, biotecnológicas e soluções para o manejo reprodutivo de rebanhos permitirá aumentos de produtividade da pecuária nacional, contribuindo decisivamente para ganhos econômicos diretos, responsabilidade social e preservação do meio ambiente e biodiversidade”.

O INCT Violência, Poder e Segurança Pública (INVIPS) é coordenado pelo Prof. Cesar Barreira, fundador e primeiro dirigente do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), da UFC, e a coordenação técnico-científica do INVIPS fica a cargo do Prof. Luiz Fábio Paiva, atual coordenador do LEV. O instituto reunirá um total de 15 grupos de pesquisa de referência na área de estudos da violência, crime e segurança pública, com atuação em 10 estados brasileiros.

Entre os objetivos do instituto está o de ser uma rede com impacto nacional e internacional no conhecimento sobre como o fenômeno da violência e do crime afeta a sociedade brasileira, suas instituições e cultura.

Para isso, atuará em cinco eixos centrais: dinâmicas e efeitos da violência e do crime; fenômeno das facções criminosas no Brasil; segurança, instituições e atores; controle social e justiça; e fronteiras e economias ilegais. O projeto terá duração inicial de cinco anos e a proposta é apresentar relatórios anuais.

O INCT com estudos sobre violência foi lançado no último dia 30, na Reitoria.

O INCT CAPICUA Catalisadores e Adsorventes para Avançar em Processo de Captura de CO2 está sob coordenação da Profª Diana Cristina Silva de Azevedo, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ), e vice-reitora da UFC. A vice-coordenação fica a cargo da Profª Regina Moreira, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Na UFC, o INCT conta com a participação de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química e do Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis. Além da UFC e da UFSC, integram o INCT CAPICUA a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Tiradentes.

Imagem: Estudar tecnologias de descarbonização por meio de processos de adsorção está entre os objetivos do INCT CAPICUA (Foto: Viktor Braga/UFC)

O objetivo principal deste INCT é estudar tecnologias de descarbonização da economia – particularmente das indústrias ou capturando CO2 emitido por termelétricas, na produção de gás natural e na produção de biogás – e utilizar esse CO2 capturado para produção de moléculas de interesse comercial. “O INCT CAPICUA dialoga muito fortemente com essa transição energética que está se pretendendo, principalmente aqui no Ceará, através do hidrogênio verde”, destaca a coordenadora.

O INCT SCREENS – Simulação Clínica e Realidade Virtual em Enfermagem e Saúde tem como coordenadora a Profª Mônica Oliveira Batista Oriá, do Departamento de Enfermagem e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde Sexual e Reprodutiva (NEPPSS) da UFC; e como vice-coordenadora a Profª Marli Galvão, também da UFC. O núcleo gestor é integrado, além das duas mencionadas, pelas pesquisadoras Profª Manuela Coelho (UFC), Profª Márcia Linhares (Universidade Federal de Pernambuco-UFPE) e Profª Rosilane Magalhães (Universidade Federal do Piauí-UFPI).

O INCT reúne mais de 50 pesquisadores das instituições mencionadas e das seguintes: Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Universidade de São Paulo em Rio Preto (USP-RP), University British Columbia (Canadá), University of Dundee (Escócia), Universidad Catolica de Murcia (Espanha) e Université de Rouen (França).

Imagem: O INCT SCREENS trabalhará com simulação clínica e realidade virtual (Foto meramente ilustrativa: Viktor Braga/UFC)

A Profª Mônica Oriá informa que o objetivo principal do INCT SCREENS é o de estruturar uma sede de simulação clínica e realidade virtual para formação e pesquisa em Enfermagem e Saúde, bem como articular uma rede de colaboração nacional e internacional formada por instituições de referência na área.

“Todos os professores envolvidos no INCT estão desenvolvendo pesquisas com seus alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado para construção de cenários de simulação clínica em diversos contextos clínicos, desenvolvimento de softwares, serious game, vídeos com tecnologia 360°”, diz ela.

Ela acrescenta que a maioria dos envolvidos é da área de Enfermagem, mas professores da Computação (UFC) e pesquisadores da área de Design colaboram com o Design Thinking para a construção da plataforma gerencial do INCT SCREENS. 

Fontes: Prof. Arlindo Moura, coordenador do INCT Reprodução Animal – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Profª Diana Azevedo, coordenadora do INCT CAPICUA – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Prof. Cesar Barreira, coordenador do INCT Violência, Poder e Segurança Pública – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Profª Mônica Oriá, coordenadora do INCT SCREENS – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300