Mutirão de serviços e atividades artísticas foram destaques na quinta edição do Corredor Cultural Benfica; próximo evento será no dia 17

O cruzamento das avenidas da Universidade e Treze de Maio foi palco, nesse domingo (3), do Corredor Cultural Benfica. Das 8h30min às 16h, crianças, jovens, adultos e idosos puderam desfrutar de atividades culturais e de prestação de serviços.

Imagem: O Corredor Cultural reúne pessoas de todas as idades na programação (Foto: Rômulo  Santos)

Em sua quinta edição, o Corredor Cultural Benfica é uma iniciativa da Sociedade Cearense de Produção Cultural e Artística, da Universidade Federal do Ceará e do Ministério da Cultura (Governo Federal) com o objetivo de incentivar a arte e a cultura. É também um momento em que a Universidade abre as portas para a sociedade desfrutar, em pleno domingo, dos espaços e dos equipamentos culturais da Instituição, como apontou a pró-reitora-adjunta de Cultura da UFC, Profª Glícia Pontes.

De acordo com o produtor-executivo do projeto, Chico Célio, a iniciativa segue a perspectiva do próprio Benfica, conhecido por ser um bairro boêmio, cultural e acadêmico. “A gente parte da identidade do bairro, que já é vivo, com coletivos, associações, bares, restaurantes e instituições de ensino”, comentou, explicando o motivo da realização do evento no fim de semana. “Com a ocupação da rua, a gente está colaborando com a sensação de segurança [em parceria com os órgãos públicos responsáveis] e também otimizando o uso dos equipamentos da Universidade, fazendo com que o trabalhador possa vir conhecê-los”, reforçou.

Frequentador desde as primeiras edições, Paulo Sérgio Cavalcante trouxe mais uma vez os filhos Amiri Kairu e Ayô Jenebi para acompanhar as atrações. Ele destacou a riqueza e a diversidade cultural do evento.

Quem também sempre faz questão de prestigiar as atividades é o artista e servidor técnico-administrativo aposentado da UFC Elizio Cartaxo, que subirá ao palco no segundo dia do Corredor, marcado para o dia 17 de dezembro.

REALIZAÇÃO DE SONHOS – Se a arte produz emoções, a prestação de serviços possibilita a realização de sonhos. Nesse domingo, um mutirão de retificação de nome e gênero para travestis e transexuais encheu o auditório da Reitoria da UFC de alegria e esperança. A atividade foi promovida pelo Núcleo de Prática Jurídica Estácio e pela Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE).

As estudantes Karla Rayra e Quinna Alves foram as primeiras a serem atendidas. Antes das 8 horas, as duas já estavam no local para dar entrada no processo. “Sempre foi meu sonho trocar meu nome, aí eu peguei e agarrei essa oportunidade”, comentou Karla.

Imagem: Karla (à esquerda) e Quinna foram as primeiras a serem atendidas no mutirão de retificação de nome e gênero (Foto: Karolina Assunção)

Moradora de Pacajus, município da Região Metropolitana de Fortaleza, Quinna não teve dúvidas quando soube do mutirão. Acordou às 5 horas da manhã e chegou logo cedo para garantir o atendimento. “Eu estava muito ansiosa por esse momento porque o nome é algo que identifica as pessoas de uma forma mais prática. E como eu iniciei minha transição um pouco tarde, com 25 anos, por eu ter passado todo esse tempo com um nome que não era meu, é muito importante estar aqui hoje”, revelou a jovem de 28 anos.

Ao todo, o mutirão realizou 70 atendimentos para a correção de nome e gênero nos documentos de identidade. Os pedidos serão encaminhados para a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPE/CE), que seguirá com os pedidos de retificação.

PROGRAMAÇÃO – O Corredor Cultural Benfica contou com apresentações de música, teatro, circo e dança nos mais diversos espaços instalados nos jardins da Reitoria e no estacionamento do Museu de Arte da UFC (MAUC). O Memorial da UFC marcou presença no evento com a exposição Cadeiras, no Salão Nobre da Reitoria, e com visitas ao Salão Dourado, reinaugurado em agosto passado. Já o MAUC abriu as portas mais uma vez com atividades infantis e exposições para adultos e crianças.

Imagem: As feirinhas estão entre os espaços mais movimentados do evento (Foto: Rômulo Santos)

A programação seguiu também com prestação de serviços da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR), feira de adoção de cães e gatos, aulas de ritmos, contação de histórias, feira de antiguidades e numismática e feira negra e LGBT.

Fonte: Secretaria de Comunicação e Marketing da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.