UFC conquista metade das premiações no 37º Congresso Anual de Pesquisa e Ensino em Transportes realizado em São Paulo

A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi destaque no 37º Congresso Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), conquistando quatro das oito categorias de premiação do evento. Os trabalhos premiados são de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PETRAN) e do Departamento de Engenharia de Produção, ambos ligados ao Centro de Tecnologia da UFC; da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC); e um outro em parceria com grupos de pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O 37º Congresso Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET) foi realizado pela Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), de 6 a 10 de novembro de 2023, em Santos (SP).

Imagem: cartão de identificação de congressista do evento

Para o coordenador do PETRAN, Prof. Heber Oliveira, “a premiação reconhece o impacto científico, técnico e social das pesquisas realizadas por pesquisadores (aluno e professores) do PETRAN no segmento das áreas de concentração que englobam a Engenharia de Transportes. Além disso, mostra que as pesquisas realizadas em colaboração com outras instituições nacionais ganham força e visibilidade e incrementam um dos pilares que formam a Universidade”.

Os trabalhos premiados e seus respectivos autores foram os seguintes:

Metodologia de Benchmark para Avaliação de Políticas de Segurança no Trânsito em Cidades Brasileiras Baseada na Abordagem dos Sistemas Seguros. Autores: estudante Caio Torres e Prof. Flávio José Craveiro Cunto – No artigo, os índices do benchmarking foram estimados a partir de aplicação de modelos de equações estruturais em indicadores de segurança viária coletados para 110 cidades brasileiras. Os resultados forneceram uma contribuição estratégica que pode apoiar os governos locais na alocação e priorização dos recursos limitados de forma mais eficiente para promoção da segurança viária.

Uso de Abordagens Ativas na Pós-Graduação como Estratégia de Ensino e Aprendizagem: o Caso da Disciplina de Impactos Ambientais em Transportes. Autores: alunos Sebastian Felipe Castellanos Buitrago, Larissa Virgínia da Silva Ribas, Iran Gonçalves Vieira Neto, Bruno Reges Almeida de Brito, Alisson Kaio Dantas Pereira, Marcia Eduarda Santos Rodrigues, Verônica Teixeira Franco Castelo Branco e Bruno Vieira Bertoncini – O trabalho relata a experiência da aplicação de abordagens ativas adotadas na disciplina de Impactos Ambientais em Transportes em um programa de pós-graduação em Engenharia de Transportes. Por meio das atividades propostas, os estudantes identificaram a relação cíclica entre causas e efeitos da poluição atmosférica relacionada ao setor de transportes, obtiveram a concentração de dióxido de nitrogênio (NO2) em pontos estratégicos dentro do campus universitário e inferiram sobre quais fatores interferem nos níveis de NO2 comparando-os com os encontrados na literatura.

Aprendizado por Reforço Profundo Aplicado ao Problema de Alocação de Veículos Dinâmico e Estocástico. Autores: estudante Francisco Edyvalberty Alenquer Cordeiro e Prof. Anselmo Ramalho Pitombeira Neto, do Departamento de Engenharia de Produção do CT – O objetivo deste estudo é propor um método baseado em aprendizado por reforço profundo para solucionar o problema de alocação de veículos dinâmico e estocástico adotando uma abordagem baseada em eventos.

Decomposição dos Fatores Temporais e Identificação dos Padrões do Insucesso das Entregas do Comércio Eletrônico. Autores: William Alves da Cruz, Cristiano Frederico de Oliveira, Marcos Vinícius Pacheco de Oliveira, Leise Kelli de Oliveira (pesquisadores da UFMG), Prof. Francisco Gildemir Ferreira da Silva (FEAAC) e Prof. Alexandre Cunha Costa (UNILAB) – No estudo, usando dados de um marketplace, identificou-se a tendência temporal e a sazonalidade no insucesso das entregas usando a técnica de decomposição de séries temporais. No artigo é analisada ainda a variabilidade do resíduo estimando um modelo autorregressivo de médias móveis. Os resultados indicam a existência de sazonalidade nos padrões de insucesso das entregas do comércio eletrônico, sendo mais expressiva aos sábados, nos meses de setembro, outubro e novembro e nas primeiras e últimas semanas do ano.

A premiação constou de entrega de certificados em momento de destaque no Congresso.

Fonte: Prof. Heber Oliveira, coordenador do PETRAN – fone: (85) 3366 9488