PROCULT recebe inscrições para seleção de projetos do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA) em 2024 até 15 de dezembro

A Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Federal do Ceará recebe inscrições, até 15 de dezembro, para a seleção de projetos artístico-culturais e concessão de bolsas pelo Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA) para atuação no ano de 2024. O edital do processo seletivo foi lançado no último dia 30.

Servidores docentes e técnico-administrativos de todos os campi da UFC poderão submeter projetos que tenham como enfoque o desenvolvimento de ações nos diversos segmentos da cultura voltadas à comunidade acadêmica e ao público externo. Serão concedidas 100 bolsas para estudantes da graduação.

Imagem: jovem dedilha violão

O PPCA tem como objetivo principal oferecer, aos proponentes e estudantes, condições para a produção e fruição de bens artístico-culturais, contribuindo para a formação universitária e humana e para a diversidade cultural. As bolsas concedidas através do PPCA são destinadas ao apoio de projetos de cultura e arte protagonizados por estudantes da graduação, desenvolvidos sob a coordenação de servidores docentes ou técnico-administrativos da UFC.

De acordo com a PROCULT, o edital passou por uma reformulação que levou em consideração a participação de coordenadores e bolsistas dos projetos. Eles contribuíram com sugestões e observações sobre o processo seletivo e as ações do programa. As mudanças implementadas levaram em consideração a simplificação dos processos e dos fluxos do programa, bem como de critérios de seleção de bolsistas.

NOVIDADES – Entre as novidades desta edição está a criação de três eixos de inscrição: Projetos novos e iniciantes (até 2 anos), Projetos em consolidação (2 a 5 anos) e Projetos consolidados (há mais de 5 anos; anteriores a 2018 no PPCA). O cadastro do projeto no sistema SIGAA Extensão, da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), passa a ser opcional; a inscrição não exige um segundo proponente e cada servidor só poderá submeter um projeto.

Agora, para obter as bolsas do PPCA, os estudantes precisam estar matriculados em disciplinas que somam apenas 12 créditos (antes o mínimo necessário eram 16 créditos de matrícula). O programa também vai permitir que estudantes com reprovação ou matriculados no penúltimo semestre possam participar da seleção dos projetos e participem como bolsistas.

INSCRIÇÕES – As inscrições podem ser realizadas até 15 de dezembro, através de processo eletrônico pela plataforma SEI/UFC.

Para os projetos inscritos para renovação, é obrigatório o envio do Relatório Final de Atividades até o dia 15 de dezembro. O documento deve ser preenchido por um dos coordenadores do projeto com informações referentes às atividades realizadas em 2023.

LIVE TIRA-DÚVIDAS – Nesta quinta-feira (7) será realizada uma reunião tira-dúvidas sobre o edital e as inscrições. Será às 14h, pelo Google Meet, em link a ser divulgado em breve.

As atividades da bolsa terão início no dia 5 de março de 2024. O cronograma completo do processo seletivo está disponível no edital de seleção. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Pró-Reitoria de Cultura da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / fone: (85) 3366 7831