Insight Data Science Lab recebe homenagem por 10 anos de contribuição para o desenvolvimento tecnológico do Ceará

O Insight Data Science Lab, laboratório de pesquisa em ciência de dados e inteligência artificial da Universidade Federal do Ceará, recebeu homenagem da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) em celebração dos 10 anos de empenho e dedicação em favor do desenvolvimento tecnológico no Ceará. A solenidade aconteceu na última quinta-feira (30) no Plenário Fausto Arruda. Na ocasião, os representantes do laboratório receberam placa e certificados de reconhecimento.

Imagem: Solenidade de homenagem da Câmara Municipal

A Sessão Solene foi presidida por Jorge Pinheiro, vereador e propositor da homenagem. Ele destacou a importância do Insight Lab para criar soluções aplicáveis às políticas públicas: “Nessa era digital em que nós vivemos, a todo o tempo são coletados dados. O Insight tem trabalhado como um centro multidisciplinar para coletar, analisar, processar e gerar soluções. Analisar os dados, entender como isso funciona, como a nossa sociedade está se estabelecendo, para que, daí, a gente possa fazer política pública adequada”.

Em seu discurso, o Prof. José Macêdo, coordenador do Insight Lab, explicou que os principais objetivos do laboratório são fomentar capacitação, desenvolver projetos inovadores e captar projetos do Governo e das empresas. O gestor destacou ainda a relevância atual da inteligência artificial (IA), que é uma das impulsionadoras dos projetos.

“A inteligência artificial está trazendo todas essas linhas de pesquisa, numa linha única, que é a utilização de dados para criar softwares e algoritmos para resolver problemas complexos. Já temos parcerias internacionais. O software que nós desenvolvemos aqui, para a segurança pública, usado atualmente pela Secretaria de Segurança Pública e pelo Ministério da Justiça, está sendo usado em algumas delegacias na Inglaterra, em Londres. Nós também iniciamos uma colaboração com a Universidade de Waterloo, no Canadá, para os trabalhos relacionados à aprendizagem de máquinas, inteligência artificial com computação quântica, além das parcerias que temos em pesquisa, com a as universidades de Pisa, de Clermont-Ferrand e de Versailles, entre outras”, ressaltou o coordenador.

Também participaram da cerimônia o Prof. Davi Romero, pró-reitor de Graduação da UFC; Cylviane Maria Cavalcante de Brito Pinheiro Freire, delegada de Polícia Civil e orientadora da Célula de Pós-Graduação da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará; Prof. Régis Pires Magalhães, do Campus da UFC em Quixadá e pesquisador do Insight Data Lab; e Sílvia Rebeca Sabóia Quezado, José Florêncio de Queiroz Neto e David Araújo Abreu, pesquisadores do Insight Data Lab.