Hospital Universitário Walter Cantídio e Prefeitura de Fortaleza ampliam oferta de exames e cirurgias

O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), unidade do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará/EBSERH, e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza assinaram, nesta segunda-feira (4), termo de compromisso para aumento da oferta de exames de imagem e de cirurgias de média complexidade nos próximos dois anos. A cerimônia aconteceu no auditório da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFC, no Campus do Porangabuçu, com a presença do prefeito de Fortaleza, José Sarto, e do secretário municipal de Saúde, Galeno Taumaturgo, entre outras autoridades.

Com o repasse de R$ 4,2 milhões, acréscimos nas quantidades mensais dos procedimentos realizados pelo HUWC serão disponibilizados para 2024 e 2025. A superintendente do Complexo Hospitalar da UFC, Profª Josenília Gomes, qualificou o momento como um marco simbólico e o documento como um reconhecimento do papel que o HUWC desempenha na rede local do Sistema Único de Saúde (SUS).

Hospital Universitário e Prefeitura de Fortaleza ampliam oferta de exames e cirurgias

Para a gestora, a conquista é de todos que fazem parte da Instituição. “Não sou eu quem estou assinando, mas todos nós, como comunidade do Complexo Hospitalar e da Faculdade de Medicina. Nos comprometemos, cada vez mais, a fazer parte dessa rede, não como um ponto isolado, mas como um componente essencial para que a linha de cuidado funcione e gere resultado. É preciso que a gente entregue saúde para as pessoas. Vamos juntos entregar cada vez mais”, declarou a Profª Josenília Gomes.

No contrato, o HUWC indicou mais 54 procedimentos cirúrgicos mensais para os pacientes que compõem a lista de espera pela regulação, nas modalidades geral, de cabeça e pescoço, gastroenterologia, otorrinolaringologia, plástica, proctologia, urologia e vascular. O Hospital já dispunha de contrato com a SMS para 180 procedimentos cirúrgicos de média complexidade a cada mês. Somado à nova proposta, o número subiu para 234.

O acordo também prevê o aumento de 430 exames por mês, entre mamografias bilaterais para rastreamento (120); ultrassonografias de abdômen total (160), ultrassonografias transvaginais (80) e endoscopias (70). A gerente de Atenção à Saúde do HUWC, Magda Almeida, celebrou a parceria e agradeceu a SMS pela confiança em ampliar os serviços. Segundo ela, o plano é permanecer crescendo: “Ano que vem, esperamos aumentar ainda mais vagas em outras áreas”, concluiu.

RECONHECIMENTO - O prefeito de Fortaleza, José Sarto, elogiou a capacidade do Complexo Hospitalar da UFC em ofertar saúde e qualidade de vida aos cidadãos, alcançando pacientes de todo o Ceará. Para ele, o HUWC funciona como uma “incubadora do conhecimento”, sendo um espaço de estímulo ao ensino e à pesquisa. O gestor municipal também afirmou que o termo de compromisso favorece tanto a assistência quanto a formação desenvolvida pelo Hospital. “Eu estou hoje, aqui, como prefeito e filho dessa casa, com muita alegria para anunciar esse compromisso. Não é apenas o quantitativo, mas também é a qualidade de treinar bem os residentes, os internos, fazer daqui um multiplicador”, destacou.

Veja a entrevista com o prefeito Sarto:

O secretário municipal Galeno Taumaturgo ressaltou que a ampliação “também vai dar oportunidade para que estudantes entrem em mais cirurgias e saiam mais capacitados para atender a população que tanto necessita desse atendimento”. Os procedimentos cirúrgicos são uma das principais áreas de carência do sistema público de saúde, sinalizou o secretário, sendo a iniciativa uma estratégia para que a população tenha acesso ao serviço. O secretário também classificou a aproximação da Prefeitura com a EBSERH como um passo fundamental para a melhoria da saúde pública.

Também participaram do ato o diretor da FAMED, Prof. João Macedo; e o chefe do Departamento de Cirurgia da FAMED, Prof. Heládio Feitosa; além de gestores e colaboradores do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH; representantes da Academia Cearense de Medicina e do Conselho Regional de Medicina; e de deputados e vereadores.

Fonte: Unidade de Comunicação Regional da EBSERH para o Ceará – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – fone: (85) 3366 8183