Casa de José de Alencar sedia o 2º Natal das Flores com exposição de orquídeas e oficinas de cultivo de plantas

A Casa de José de Alencar, equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará, vai receber, de sexta-feira (8) a domingo (10), o 2º Natal das Flores, uma promoção da Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO). Aberto ao público e gratuito, o evento terá mostra e feirinha de orquídeas e de diversos outros tipos de plantas ornamentais (rosas-do-deserto, bromélias, cactos, suculentas e samambaias), além de oficinas de cultivo e de fotografia, jogos infantis com a turma da Rede Cuca e minipalestra sobre o papel das abelhas no equilíbrio ambiental, entre outras atividades.

Imagem: Orquídeas e diversas plantas ornamentais estarão em exposição e à venda no 2º Natal das Flores (Foto: Divulgação/ACEO)

No 2º Natal das Flores, a ACEO também promove uma ação solidária buscando a colaboração dos visitantes na arrecadação de alimentos não perecíveis para serem doados à ONG Moradores de Rua e Seus Cães (MRSC Fortaleza), instituição sem fins lucrativos que trabalha com pessoas e animais em situação de rua, prestando a eles cuidados com alimentos e kits de higiene pessoal.

Confira a programação completa do 2º Natal das Flores:

Dia 8/12/23, sexta-feira:
8h às 14h – Recebimento de plantas
15h – Abertura da mostra
8h às 17h – Vendas

Dia 9/12/23, sábado:
8h às 17h – Mostra e venda de orquídeas e outras plantas ornamentais
9h às 11h – Apresentação da Rede Cuca Ambiental, jogos ambientais infantis e oficina de produção de mudas ornamentais
9h30 – Oficina de cultivo de orquídeas, com Francisco Garcia (Orquidário Garcia)
14h – Oficina de cultivo de bromélias, com Izael Lira (Natal/RN)
15h – Oficina “Como fotografar suas flores”, com Fernanda Sobreira

Dia 10/12/23, domingo:
8h às 17h – Mostra e venda de orquídeas e outras plantas ornamentais
9h às 12h – Apresentação do Meliponário Parque Escola, com Joaquim Saldanha falando sobre “A importância das abelhas para o equilíbrio do meio ambiente”
9h30 – Oficina de cultivo de orquídeas, com Elza Ferreira, da ACEO
14h – Oficina de cultivo de orquídeas, com Michelle Canário, técnica agrícola com especialização em Orquídeas e presidente da ACEO
16h30 – Encerramento

MEIO AMBIENTE – A presidente da ACEO, Michelle Canário, convida o público para apreciar a exposição, participar das atividades e conhecer o trabalho da entidade comprometida com questões sociais e causas ambientais. Ela ressalta ainda a importância das orquídeas para o meio ambiente. “As orquídeas existem há 15 milhões de anos e são consideradas as plantas mais evoluídas do planeta. Extremamente sensíveis às mudanças em seu ambiente, são as primeiras a ‘denunciar’ o que ocorre, quando a área onde vegetam começa a ser degradada”, diz Michelle.

O professor e diretor da ACEO, Ítalo Gurgel, reforça que a questão ambiental tem sido um tema bem presente das associações orquidófilas brasileiras pelo fato de que os ecossistemas mais ricos em orquídeas estão sendo devastados em nosso País.

“No Ceará, é preocupante a derrubada da vegetação nativa na Serra de Uruburetama, um dos berços da Cattleya labiata em nosso Estado. No vizinho Rio Grande do Norte, a ocupação do litoral avança desordenadamente, fazendo desaparecer o habitat da Cattleya granulosa. Assim, duas das mais belas orquídeas brasileiras estão desaparecendo do seu ambiente natural. Hoje, a sobrevivência delas é garantida, justamente, pelos orquidófilos, que as cultivam de forma adequada e as reproduzem em grandes quantidades”, comenta Ítalo Gurgel.

Saiba mais no site da ACEO.

Com informações da AD2M Comunicação, assessoria de imprensa do evento.

Fonte: Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) – e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.