UFC participa da organização de painéis oficiais da COP28, conferência da ONU sobre o clima, em Dubai

A Universidade Federal do Ceará (UFC) marca presença na 28ª Conferência das Partes (COP28) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, sigla em inglês), iniciada no último dia 30 e prosseguindo até 12 deste mês em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A coordenadora do Grupo de Estudos em Direito e Assuntos Internacionais (GEDAI) da Faculdade de Direito (FADIR), Profª Tarin Frota Mont’Alverne, em parceria com a Profª Julia Motte-Baumvol, da Université Paris Cité, na França, organizam e participam de painéis da COP28.

“Não é a primeira vez que a UFC participa da conferência do clima, mas é a primeira vez que a UFC organiza painéis oficiais em uma COP numa parceria internacional, triangular entre Brasil, França e Emirados Árabes Unidos”, destaca a Profª Tarin.

Imagem: A Profª Tarin Mont’Alverne (5ª da esquerda para a direita) faz parte de comitiva cearense na COP28 que inclui integrantes do GEDAI e da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE)  (Foto: Divulgação)

Os painéis fazem parte da programação elaborada pelo Ministério da Educação e da Juventude dos Emirados Árabes Unidos. O primeiro deles está marcado para esta sexta-feira (8), quando será apresentado o projeto “SUAD Youth COP”, coordenado pelas duas professoras em colaboração com a Sorbonne University Abu Dhabi (SUAD).

A SUAD Youth COP trata-se de um projeto internacional realizado com o apoio de alunos do GEDAI da UFC. O objetivo é formar os futuros líderes climáticos, proporcionando a centenas de estudantes ao redor do mundo um ambiente propício para o refinamento do pensamento crítico diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.

“A ideia justamente é a formação dos futuros líderes climáticos porque consideramos que a educação climática pode ser transformadora para tomadas de decisões das futuras conferências do clima. A educação vai ter um papel muito importante nesse processo de descarbonização do mundo”, comenta a Profª Tarin.

Os outros dois painéis ocorrerão nos dias 9 e 11 de dezembro, abordando a importância do oceano no combate à emergência climática e os limites e desafios do conceito de transição energética justa e inclusiva.

Para tratar desses temas, as professoras Tarin Frota Mont’Alverne e Julia Motte-Baumvol contarão com a participação de diversos representantes dos setores público e privado, incluindo cientistas internacionalmente reconhecidos.

Os três painéis ocorrerão no Education Hub-Emirates e serão transmitidos pelas redes sociais da Sorbonne University Abu Dhabi (@suadyouthcop). Saiba mais no site da SUAD.

Fonte: Profª Tarin Frota Mont’Alverne, da Faculdade de Direito da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.