Seminário e lançamento de livro na Faculdade de Direito abordam perspectivas para jovens em conflito com a lei

O Núcleo de Estudos Aplicados Direito, Infância e Justiça (NUDIJUS), da Faculdade de Direito (FADIR) da Universidade Federal do Ceará, promove nesta sexta-feira (8) o seminário “A socioeducação que queremos: recomece”. O evento será realizado das 8h30 às 12h no Anfiteatro da FADIR (rua Meton de Alencar, s/n – Centro), em Fortaleza. As inscrições podem ser feitas via formulário eletrônico até o dia do evento.

Por ocasião do seminário, será lançado o livro Recomece, que reúne redações e pinturas de jovens e adolescentes socioeducandos, além de artigos de representantes do Sistema de Garantia de Direitos. A publicação foi elaborada numa parceria entre a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS), do Governo do Estado do Ceará, a UFC, através do NUDIJUS e do grupo INDIGNA – Direito e Cidadania/Indignação e Conhecimento, do Programa de Pós-Graduação em Direito, e a Universidade Estadual do Ceará (UECE), por meio da Coordenação do Curso de Especialização em Direito da Criança e do Adolescente.

Imagem: Detalhe da capa do livro "Recomece", ilustração de Wanderson Petrova (Imagem: Divulgação)

Os organizadores da obra explicam que o projeto, resultante no livro Recomece, “se alinha a uma série de ações do Governo do Estado em cumprimento das medidas cautelares impostas ao Brasil pelo Sistema Interamericano de Direitos Humanos (CIDH), que impôs avanços na tutela de jovens em conflito com a lei no Ceará”.

PROGRAMAÇÃO – As atividades do seminário terão início às 8h30 com inscrições e credenciamento. Às 9 horas, será formada a mesa de abertura com participação do diretor da Faculdade de Direito, Prof. Gustavo César Machado Cabral, e do superintendente-adjunto da SEAS, Jean Marçal Lima Cunha. Em seguida, haverá uma apresentação artística.

Às 9h50, ocorrerá a mesa sobre o tema central do seminário: “A socioeducação que queremos: recomece”. Os participantes da UFC confirmados são a Profª Raquel Coelho, coordenadora do NUDIJUS/UFC, e os professores Flávio José Moreira Campos e Francisca Geny Lustosa.

Também participam da mesa: Profª Eveline Maria Perdigão Silveira (UECE), Wanderson Petrova e Laura Maria Tavares Pereira (SEAS), Antonia Lima Sousa (Ministério Público do Estado do Ceará-MPCE), Francisco Rubens de Lima Júnior (Defensoria Pública do Estado do Ceará-DPCE) e Francimara Carneiro Araújo (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará-CEDECA/CE).

Mais informações no perfil do NUDIJUS/UFC no Instagram (@nudijus)

‌Fonte: Profª Raquel Coelho, coordenadora do NUDIJUS/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.