POLEDUC realiza seminário sobre políticas públicas e ações afirmativas nos dias 11 e 12 de dezembro

Contribuir para a promoção de uma educação superior comprometida com equidade de acesso, permanência e êxito acadêmico nos níveis mais elevados da formação. Com esse objetivo, e também para celebrar seus 18 anos de criação, o Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) realiza o Seminário de Políticas Públicas e Ações Afirmativas no Ensino Superior, nos dias 11 e 12 de dezembro, no Auditório Prof. Antônio Martins Filho, na Reitoria da UFC.

A programação começa às 9 horas do dia 11 de dezembro, segunda-feira, com a cerimônia de abertura. Na sequência, às 10 horas, acontece a palestra magna de abertura “Direitos humanos: igualdade de gênero e raça nos níveis mais elevados da educação”, com Martír Silva, secretária-executiva da Igualdade Racial do Governo do Estado do Ceará.

A secretária da Igualdade Racial do Estado do Ceará, Martír Silva, posa sozinha para foto

Serão dois dias de discussões acadêmicas e interdisciplinares envolvendo temas como direitos humanos, igualdade de gênero e raça, sistema de cotas, retenção e evasão de estudantes, além de cuidados com os resíduos sólidos. A participação é gratuita e destinada a pesquisadores, docentes, técnicos, estudantes e demais profissionais da área.

O evento disponibilizará 150 vagas, e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., especificando, no campo do “Assunto”, “Inscrição no Seminário Poleduc 2023”; no corpo da mensagem devem ser informados nome completo e CPF do interessado. A emissão de certificado está condicionada à participação integral no evento.

Confira a programação completa:

Segunda-feira, 11 de dezembro
9h às 10h – Composição da mesa de autoridades e cerimônia de abertura
10h às 11h – Palestra magna de abertura: “Direitos humanos: igualdade de gênero e raça nos níveis mais elevados da educação” – Palestrante: Martír Silva, secretária-executiva da Igualdade Racial do Governo do Estado do Ceará
11h às 12h – Painel 1: “Mulheres negras cotistas na universidade – um olhar interseccional para as políticas afirmativas na educação superior”
12h às 14h – Intervalo para o almoço
14h às 15h30 – Mesa-redonda: “Cotas na educação superior: acesso e permanência”
15h30 às 17h – Painel 2: “Evasão de alunos cotistas no ensino superior: desafios à gestão universitária”

Terça-feira, 12 de dezembro
9h às 10h30 – Mesa-redonda: “Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS): impactos na gestão universitária”
10h30 às 12h – Painel 3: “Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS): avaliação de impactos sob a ótica de catadores do município de Fortaleza (CE)”
12h às 14h – Intervalo para o almoço
14h às 16h30 – Apresentação de resultados de pesquisa de alunos e egressos do Mestrado POLEDUC
16h30 às 17h30 – Cerimônia de comemoração pelos 18 anos do Mestrado POLEDUC

Fonte: Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.