Mostra AudioVisual do Titanzinho marca o encerramento do Festival das Artes no Serviluz com participação do LAMUR/UFC

A programação de encerramento do Festival das Artes Ser Ver Luz ocorre nesta sexta-feira (8) e no sábado (9) com realização simultânea da 10ª Mostra AudioVisual Titanzinho e diversas atrações. Organizado pelo Coletivo AudioVisual do Titanzinho, Associação de Moradores, Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas (LAMUR), do Instituto de Cultura de Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceara, Instituto Três Mares e colaboradores, os dois eventos abrem espaço para manifestações culturais, comunitárias e ecológicas que compõem o Plano Popular do bairro Serviluz.

A programação é gratuita e ocorrerá a partir das 16h. Nesta sexta-feira, as atividades serão na avenida Leite Barbosa com rua Titan e, amanhã, em frente ao Farol do Mucuripe. O festival foi iniciado em setembro e chega ao ápice agora em dezembro. Nesses quatro meses, diversos espaços do bairro foram movimentados com ações de cinema, música, poesia, teatro, dança, arte urbana, fotografia e ecologia.

Imagem: Toda a programação é gratuita e, além de exibição de curtas, terá exposição de fotos, música, poesia, dança e muito mais (Imagem: Divulgação)

Já a Mostra AudioVisual, que chega este ano à décima edição, recebeu, de acordo com a curadoria, mais de 100 curtas feitos com o bairro – totalizando aproximadamente 350 minutos de produções. Para as sessões, foram selecionados 58 curtas. A programação está dividida em blocos temáticos que vão desde o convívio de integrantes da comunidade com o mar até ações de luta, políticas e poéticas, celebrações populares, filmes de ficção, arte-educação, práticas de cuidado e consciência ambiental, memórias das ações artísticas e culturais.

Com a pesquisa intitulada Cinema In(ter)venção: Cine Ser Ver Luz, coordenada pelo Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas (LAMUR), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) do ICA, em colaboração com o Coletivo AudioVisual do Titanzinho, foi realizada uma cartografia das nove mostras e – com a colaboração de bolsistas de Iniciação Científica da UFC – foi criado um acervo com os filmes que foram exibidos, desde 2011, e outros produtos que retratam as memórias do bairro.

O acervo da Mostra pode ser acessado no site do Cine Ser Ver Luz, onde também estão disponíveis intervenções, sessões do cineclube e produções e o canal de vídeo do Coletivo.

MAIS ATRAÇÕES – Além da 10ª Mostra AudioVisual, o público que comparecer ao encerramento do festival poderá apreciar diversas outras atrações. Estão programados, por exemplo, exposição de fotografias “Dizer o silêncio”, de Jane Batista, artista moradora do bairro; e lançamento do livro Nas ondas do Titanzinho, resultado da tese de doutorado de André Aguiar Nogueira, morador do bairro, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e colaborador da Associação de Moradores do Titanzinho.

Faz parte também do programa apresentação de dança “Solo de jazz”, com o jovem Anagaí Santos, morador do bairro e bailarino no Studio; performance “Intruso”, do grupo de teatro Dito e Feito; apresentações musicais com Adja Mesquita, Quedão Farol Rap e Banda EterNaMente; e apresentação de poesia com Sol Crispim, Will Sousa, Paulo Lucas e Deisy Souza.

Além dessas atividades artístico-culturais, também estão na programação ações ecológicas e comunitárias, como a oficina Vamos Florestar, doação de mudas de plantas e mutirão de limpeza do Farol do Titanzinho. A solidariedade está presente na programação com a “Partilha de alimentos”, com o apoio de uma rifa e de doações; o “Bazar solidário”, com Deisy Souza e apoio do Ser Ponte; e o “Microfone aberto”, para a escuta de falas da comunidade.

Outras informações podem ser acessadas no site do LAMUR e nas redes sociais do laboratório (@lamur .ufc ) e da Mostra (@mostratitanzinho).

Fonte: Profª Deisimer Gorczevski, coordenadora do Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas (LAMUR) do ICA – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.