Casas de Cultura Estrangeira ofertam 1.053 vagas para o semestre 2024.1; inscrições até 7/01

Estarão abertas, de 19 de dezembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024, exclusivamente pela Internet, as inscrições para a seleção de novos alunos das Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará (UFC), no semestre letivo 2024.1. De acordo com a retificação do Edital nº 01/2023/CH e seu aditivo, são ofertadas 1.053 vagas em cursos regulares presenciais de idiomas, das quais 452 são destinadas a ingressantes no nível inicial e 601, a teste de nível.

O desenvolvimento das etapas da seleção é de responsabilidade técnica e operacional da Fundação ACEP. A partir do resultado das matrículas dos classificados e classificáveis, as etapas serão de competência das Casas de Cultura Estrangeira do Centro de Humanidades da UFC.

Imagem: prédio da Casa de Cultura Alemã da UFC

As vagas para o nível inicial (A1S1) estão distribuídas entre as casas de Cultura Alemã, Britânica, Francesa, Hispânica, Italiana e Portuguesa, bem como para o Curso de Libras. Já o teste de nível selecionará novos alunos para níveis mais adiantados das Casas de Cultura. Para concorrer, os candidatos precisam ter concluído o ensino fundamental, comprovando esse pré-requisito com certificado de conclusão emitido por estabelecimento credenciado pelo Ministério da Educação.

INSCRIÇÕES – As inscrições devem ser feitas no site da seleção, organizada pela Fundação ACEP. Elas ficarão abertas entre as 10h do dia 19 de dezembro de 2023 e as 23h59 do dia 7 de janeiro de 2024, observado o horário oficial de Brasília. O valor da taxa de inscrição é de R$ 73,50, a ser paga – via boleto bancário ou PIX (QR Code) – até 8 de janeiro de 2024.

ISENÇÃO DA TAXA – A isenção da taxa poderá ser solicitada no momento do preenchimento da ficha de inscrição, no site da seleção, entre as 10h do dia 19 de dezembro e as 23h59 do dia 20 de dezembro de 2023, observado o horário oficial de Brasília.

PROVAS – A seleção será realizada por meio de prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, a ser aplicada no dia 28 de janeiro de 2024, entre 14h e 17h, em Fortaleza. Para candidatos ao nível inicial, serão cobradas questões de língua portuguesa e conhecimentos gerais; para teste de nível, conhecimentos específicos do idioma escolhido pelo candidato. O conteúdo programático das provas está disponível na retificação do edital do certame e seu aditivo. A divulgação do resultado final ocorrerá no site da seleção até o dia 19 de fevereiro de 2024.

ATENDIMENTO AO CANDIDATO – Dúvidas sobre a seleção podem ser enviadas para a Central de Atendimento ao Candidato, no site da seleção, a partir de 19 de dezembro. Esse será o único canal oficial de comunicação sobre o processo seletivo.

Mais informações sobre o processo seletivo, como vagas e horários das turmas disponíveis, podem ser acessadas na retificação do Edital nº 01/2023/CH e seu aditivo.

Fonte: Coordenadoria Geral das Casas de Cultura Estrangeira – fone: (85) 3366 7607 (somente WhatsApp) / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.