Universitária FM é vencedora do Prêmio de Jornalismo do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará

Equipe da Rádio Universitária FM 107,9, equipamento vinculado à Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Federal do Ceará, foi a vencedora do 1º Prêmio de Jornalismo do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU-CE), na categoria Áudio, com a série de reportagens “O arquiteto e a habitação popular”.

Sob coordenação da jornalista Lúcia Helena Pierre, o grupo premiado é composto pelos jornalistas Ana Mary Cavalcante, Fabrício Girão, Fátima Leite, Fernando Jocelito, Márcia Vieira e Síria Mapurunga. A solenidade de premiação foi realizada na noite de segunda-feira (11), na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em Fortaleza.

Imagem: À cerimônia de premiação compareceram os jornalistas Márcia Vieira, Lúcia Helena Pierre, Fabrício Girão, Fátima Leite, Fernando Jocelito e Síria Mapurunga (Foto: Divulgação)

Para a coordenadora de Jornalismo da Universitária FM, Lúcia Helena Pierre, a premiação tem vários significados: “Conquistar o primeiro lugar no 1º Prêmio de Jornalismo do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará é uma honra para a Rádio Universitária FM. Além da alegria de ver o trabalho reconhecido, é uma oportunidade de renovação do espírito de trabalho em equipe”.

Na série especial de reportagens, os jornalistas trataram da questão da habitação popular no Brasil e como essa realidade pode ser transformada com a atuação de arquitetos e urbanistas. A primeira matéria, de autoria de Márcia Vieira, discutiu a função social do arquiteto e o papel da arquitetura na sociedade.

A questão da moradia no Brasil e os problemas em torno da habitação popular foram assuntos da reportagem de Fernando Jocelito. Os desafios sociais e as diretrizes que norteiam a formação dos arquitetos e urbanistas foram assuntos da matéria de Fabrício Girão. Em outra reportagem de Fernando Jocelito foi abordado o papel da universidade nas discussões sobre a habitação popular.

Imagem: A equipe da Rádio Universitária FM 107,9 venceu 1º Prêmio de Jornalismo CAU-CE na categoria Áudio (Foto: Divulgação)

A jornalista Fátima Leite, em sua reportagem, tratou de como a arquitetura e o urbanismo podem ajudar a população mais pobre no acesso a condições dignas de moradia e aos serviços que a cidade proporciona. O diálogo entre profissionais, poder público e populações, mediado por leis e editais, como um caminho para a universalização de moradias de qualidade, foi o tema da reportagem de Ana Mary Cavalcante. Já os desafios do planejamento urbano diante do crescimento das cidades estão na matéria de Síria Mapurunga, que mostrou como arquitetos e urbanistas atuam diante de interesses conflitantes.

“São esses os pontos que a gente trabalhou na série de reportagens. E pra isso a presença do arquiteto é fundamental, é imprescindível. Ele não é somente um técnico, ele tem que ter também a sensibilidade, visualizar a questão social, é preciso que ele tenha essa visão social”, destaca Fernando Jocelito.

Ouça a série premiada no site da Rádio Universitária FM 107,9.

SAIBA MAIS – Além da categoria Áudio, o 1º Prêmio de Jornalismo do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU-CE) premiou produções nas categorias Texto, Vídeo e Fotografia com enfoque em produções sobre o exercício da profissão de arquiteto ou a arquitetura e o urbanismo no estado do Ceará.

No evento de premiação organizado pelo CAU-CE, também foram contemplados vencedores de trabalho de conclusão de curso (TCC), de Patrocínio Literário em Arquitetura e Urbanismo e do Prêmio de Arquitetura, Urbanismo e Cidade. Os detalhes podem ser conferidos no site do CAU.

Com informações da Rádio Universitária FM 107,9.

Fonte: Setor de Radiojornalismo da Universitária FM – fone: (85) 3366 7478