Memorial da UFC lança catálogo da Coleção Cadeiras nesta segunda-feira (18)

O Memorial da Universidade Federal do Ceará (UFC), vinculado à Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Instituição, lança nesta segunda-feira (18), às 14h, no Salão Nobre da Reitoria (avenida da Universidade, 2853, Benfica), o catálogo da Coleção Cadeiras. Gratuita e aberta ao público, a atividade será realizada durante o encerramento da exposição Cadeiras: conexões afetivas entre design, tempo e história.

Imagem: cadeiras diversas em fundo alaranjado

Com organização de Gerda de Souza Holanda e Roberto Moreira Chaves, este é o primeiro catálogo de uma coleção do Memorial da UFC, resultado das ações de pesquisa, inventário, conservação e registro do mobiliário histórico coletado pelo setor ao longo da última década. Ao todo, são apresentados 79 modelos.

Com 120 páginas, a obra registra as transformações do design das cadeiras utilizadas na Universidade durante seus quase 70 anos de existência. Na obra, imagens atuais dos modelos são acompanhadas de fotografias históricas, que mostram o uso das cadeiras no cotidiano da Universidade. O catálogo revela, assim, uma história sobre a expansão e popularização do ensino superior no país.

A diretora do Memorial da UFC, Marcela Teixeira, explica que o objetivo da produção é “difundir o acervo de mobiliário de assento utilizado na UFC em diferentes épocas, contendo imagens e descrições que propõem apresentar à sociedade vestígios da história institucional por meio dos objetos que fazem parte do cotidiano universitário”.

O catálogo será disponibilizado on-line no site do Memorial da UFC, na aba “Produções bibliográficas”, e também estará disponível no repositório institucional da UFC. Na ocasião do lançamento serão ofertados alguns exemplares impressos.

Fonte: Memorial da UFC – fone: (85) 3366 7414