Lançamento do catálogo Cadeiras é marcado por reconhecimento à história contada pelos itens patrimoniais da UFC

O Memorial da Universidade Federal do Ceará lançou, nesta segunda-feira (18), o catálogo da coleção Cadeiras, que registra as transformações do design do mobiliário utilizado na Universidade durante seus quase 70 anos de existência. A solenidade aconteceu no Salão Nobre da Reitoria, durante o encerramento da exposição Cadeiras: conexões afetivas entre design, tempo e história.

Com organização de Gerda de Souza Holanda e Roberto Moreira Chaves, o catálogo é resultado das ações de pesquisa, inventário, conservação e registro do mobiliário histórico coletado pelo setor ao longo da última década. Em 120 páginas, são apresentados 79 modelos de cadeiras, acompanhadas de fotografias históricas que mostram o uso das peças no cotidiano da Universidade.

Imagem: O catálogo está disponível nos formatos impresso e on-line (foto: Eden Barbosa)

Representando o reitor da UFC, o coordenador de Articulação Política Institucional, Daniel Fonseca, ressaltou a necessidade de salvaguardar o patrimônio da UFC e valorizá-lo pelo valor histórico. Para ele, o Memorial, que também exerce um papel educacional, não se limita a contar a trajetória da Instituição, uma vez que reflete também a história do Ceará. “Eu acho que temos que dar reconhecimento a esses bens pelo valor a que recorrem, por todo esse repertório que demonstra as relações de poder político e simbólico que eram estabelecidas”.

Para a pró-reitora-adjunta de Cultura da UFC, Glícia Pontes, o catálogo tem o papel de reconstruir e contar a história da UFC através de objetos cotidianos, além de difundir a preservação da memória da Instituição. “Nas fotografias a gente vê cenas da elite intelectual e econômica fortalezense, eventos na universidade, artistas como Belchior, por exemplo, dentro da universidade. Então, eu acho que é muito valioso ver tudo isso a partir de um objeto. A gente vê uma vida social neles”, declarou.

Imagem: O lançamento ocorreu no salão nobre da Reitoria. Da esquerda para a direita: Roberto Chaves, Glícia Pontes, Gerda Holanda e Daniel Fonseca (foto: Eden Barbosa)

“Eu acredito que o catálogo vai ajudar a sensibilizar a comunidade sobre a importância de se preservar esses itens para a gente pensar a memória da nossa Instituição”, projeta Roberto Moreira, técnico de conservação e restauro de bens culturais móveis e um dos organizadores da exposição e do catálogo. Segundo ele, o movimento de busca pelo mobiliário para a exposição criou uma cultura de identificação e reserva dos modelos de cadeiras entre profissionais que administram o patrimônio da UFC, “que ajuda a manter viva a memória da Universidade”.

Por sua vez, Gerda Holanda, técnica em assuntos educacionais e ex-diretora do Memorial, destacou o aprendizado adquirido por toda a equipe do memorial no decorrer do projeto. “Eu saio dessa produção com muito conhecimento. Para mim é um presente que eu compartilho com toda a equipe, porque em maior ou menor escala, todos tiveram participação. Foi um trabalho que serviu de aprendizado e um exemplo de colaboração”, declarou.

Na ocasião foram ofertados exemplares impressos do catálogo, assinados pelos organizadores. A produção está disponível on-line no site do Memorial da UFC, na aba “Produções bibliográficas”, e, em breve, também estará disponível no repositório institucional da UFC.

Fonte: Memorial da UFC – fone: (85) 3366 7414