Concerto de Natal da UFC reúne público diverso, que acompanhou apresentações musicais e de teatro nos jardins da Reitoria

Mesmo do outro lado da avenida da Universidade era possível perceber a movimentação diferente. Decorada com luzes na fachada e nas árvores do jardim, a Reitoria da Universidade Federal do Ceará ofereceu ao público, no último sábado (16), seu Concerto de Natal, em uma edição especial realizada pela Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) para comemorar também os 69 anos da Instituição. Tomado por um público diverso, com muitas famílias, crianças, jovens e idosos, o espaço recebeu apresentações musicais e um espetáculo teatral infantil, em quase três horas de programação.

A noite começou às 17h30, com atividades recreativas para os pequenos. Na sequência, integrantes da Camerata de Cordas e da Orquestra de Cordas da UFC posicionaram-se no espaço montado em frente às escadarias do Auditório Prof. Antônio Martins Filho para o primeiro show da noite. Sob a regência de Liu Man Ying, coordenadora dos dois grupos e professora de violino e viola do Instituto de Cultura e Arte (ICA), foi apresentado um repertório de canções natalinas, além de peças clássicas e sacras.

professora do ICA aparece segurando um violino, de vestido preto e cabelo preso, à frente da Orquestra e da Camerata de Cordas da UFC, com músicos sentados segurando seus instrumentos, vestidos de preto

No início do concerto, o destaque foi para a tradicional “Ave Maria” (Gounod/Bach), seguida de “Noite feliz”, “Jingle bell rock” e “Aleluia” (Handel), com participação de vários solistas ao longo das peças. “É muito emocionante ver a Reitoria lotada assim, porque é assim que esse espaço deve estar. Precisamos trazer a comunidade para dentro da Universidade, manter as portas abertas, em diálogo com a comunidade, aprender com ela e, ao mesmo tempo, expor nossas produções”, comemorou a docente.

O mesmo tom de celebração permeou a fala do reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, que acompanhou toda a programação. “As pessoas vieram para o Benfica, para a Reitoria, celebrar os 69 anos da UFC, o Natal e o início dos festejos dos 70 anos da Universidade. Então, este é um dia muito especial, principalmente porque estamos vendo muita criança aqui. São elas que vão projetar uma UFC no futuro”, pontuou.

Diante do público diverso, o reitor descreveu o momento como belo e emocionante. “A Universidade é memória, é passado, mas também é um lugar onde refletimos sobre o presente e sonhamos um futuro. Então, encontrar essa mistura de pessoas aqui hoje é maravilhoso. Estou muito feliz”, declarou.

Assista à reportagem da UFCTV:

SONS E CORES – A segunda atração da noite foi pensada justamente para os pequenos visitantes. Com o espetáculo “A estrela de Natal”, o grupo VemArt & Alegra+ Produções encantou todos com muita música, dança, figurinos caprichados e muita interação com as crianças, que respondiam com euforia.

Atriz do grupo VemArt & Alegra+ aparece em frente ao prédio da Reitoria, vestindo figurino totalmente verde, composto por vestido de mangas compridas, peruca e chapéu em forma de cone

A assistente social Daniele Simão levou os dois filhos – Helder, de quatro anos, e Sarah, de cinco – para curtirem a festa. “Meu marido é professor da UFC, no campus de Quixadá, mas moramos aqui pertinho, no Benfica. Está maravilhoso, as crianças ficaram superencantadas”, elogiou.

Também mãe de dois filhos – Alice, de nove anos, e Dante, de cinco anos –, a servidora pública Simone Tavares ficou sabendo do concerto pela página da UFC no Instagram. “Eles não quiseram sair daqui, estão adorando”, disse, sobre o lugar que ocupava bem pertinho das atrações. “Alice faz aulas de piano há dois anos e adora música clássica. E Dante, pela primeira vez, está ficando quietinho, mesmo eu já tendo o costume de levá-los para programações infantis da cidade. Então, ele está gostando mesmo”, comemorou, entre risos.

LATINIDADE – O encerramento da noite ficou a cargo da Orquestra Sinfônica da UFC Sobral, sob regência de sua maestrina, a professora Adeline Stervinou, do Curso de Música – Licenciatura do Campus da UFC em Sobral. Com sua personalidade vibrante e condução irreverente, cheia de interação com o público, a docente, junto com os músicos, encantou os presentes e arrancou aplausos de pé.

Assim como o estilo de regência, o repertório também foi inusitado e envolvente: música clássica misturada a ritmos latinos. Do mambo, passando por Belchior e Chiquinha Gonzaga, as composições fizeram a plateia cantar e até dançar.

Público aparece sentado, de costas para a câmera e de frente para a fachada da Reitoria, enquanto acompanha as apresentações

“Tem um evento chamado Festival Internacional de Orquestras de Jovens – Eurochestries Brasil, que aconteceu em Sobral em junho e julho deste ano, no qual executamos algumas peças da América Latina. O retorno foi bem positivo, então fiquei pensando: e se fizéssemos um repertório inteiro latino?”, contou, sobre a ideia para o concerto daquela noite.

A resposta foi como esperada: músicos e público totalmente envolvidos. “É um repertório que dá um trabalhinho, mas ao mesmo tempo é muito gratificante. É envolvente, e dá vontade de tocar, repetir. Estamos todos muito satisfeitos”, comemorou a professora Adeline Stervinou.