Residência em Segurança Cibernética da UFC forma primeira turma; encontro na Reitoria celebra parceria com a empresa Lenovo

A conclusão da primeira turma da Residência em Segurança Cibernética, uma realização da Universidade Federal do Ceará (UFC) com a Lenovo, foi celebrada na tarde de quarta-feira (20), em reunião no Gabinete da Reitoria. Projeto inédito na Instituição, a residência marca a parceria de mais de uma década entre a multinacional chinesa e a UFC.

Ao todo nove alunos concluíram a Residência em Segurança Cibernética, e a perspectiva é de que uma nova seleção seja realizada em meados de 2024.

Imagem: pessoas em pé posam para a foto no gabinete do reitor

No encontro, foram destacados produtos, serviços e formação resultantes de trabalhos ao longo de 13 anos entre a Lenovo e o Laboratório de Sistemas e Bancos de Dados (LSBD), do Departamento de Computação da UFC. “A gente tem muita expertise com a Lenovo nessa área de P&D, e quando o Hildebrando veio com esse desafio de fazermos essa formação, pensamos em prover o ambiente de inovação que já temos no departamento, por isso esse conceito de residência”, afirmou o Prof. Javam Machado.

Segundo os representantes da empresa de tecnologia, a Lenovo investiu R$ 57 milhões em projetos desenvolvidos de forma conjunta com a Universidade nos últimos anos, sendo os resultados avaliados como satisfatórios. “Não teríamos feito esse investimento se não fosse de merecimento dessa equipe. A nossa agenda com a Universidade tem sido muito positiva. O nosso entrave era essa questão da verificação de segurança e, hoje, a UFC é parte imprescindível da nossa equipe. É uma parceira muito sólida, com soluções que a gente tem buscado para os nossos problemas, nossos produtos, serviços e aplicações”, comentou Hildebrando Lima.

A vice-reitora, Diana Azevedo, parabenizou a primeira turma de residência da UFC na área pela conclusão e estimou que esse formato possa servir de inspiração para outros cursos e unidades. Em consonância com a fala da vice-reitora, o reitor Custódio Almeida enfatizou a importância do curso para a formação de jovens na área de Computação. “Espero que esse percurso continue projetando assim a UFC e contribuindo com a Lenovo. Parcerias como essa descobrem talentos e a nossa inteligência está na nossa gente”, declarou.

Estiveram presentes na reunião: o reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida; a vice-reitora, Profª Diana Azevedo; o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Lenovo, Hildebrando Lima; o líder técnico de projetos de P&D da Lenovo, Aristênio Monteiro; o coordenador-geral de Inovação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Rubens Caetano; a vice-diretora do Centro de Ciências, Profª Cristina Carvalho; o presidente da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), Francisco Antônio Guimarães; e o coordenador e vice- coordenador da Residência em Segurança Cibernética, Prof. Javam Machado e Prof. José Maria Monteiro respectivamente.

Mais informações sobre a Residência em Segurança Cibernética estão disponíveis no site do Laboratório de Sistemas e Bancos de Dados.