UFC faz festa do desporto para premiar campeãs e campeões dos JUFC 2023

A Divisão de Atividades Desportivas (DAD) da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou, no último dia 15, a premiação das equipes, dos atletas e das Associações Atléticas Acadêmicas (comumente chamadas Atléticas) que foram campeões dos Jogos da UFC (JUFC) do Campus Fortaleza de 2023. A festa ocorreu na sala multiuso do Centro Esportivo Universitário – Quadra do CEU da Universidade, no Campus do Benfica, em Fortaleza.

Os JUFC 2023 foram realizados de maio a dezembro deste ano, em quatro modalidades coletivas (feminino e masculino) e quatro modalidades dos eletrônicos e xadrez, totalizando 121 partidas de quadra e 100 confrontos nos eletrônicos e xadrez, com a participação de 1.160 estudantes.

Imagem: times de basquete masculino jogam em quadra

Na solenidade de 15 de dezembro o pódio das Atléticas ficou assim: Campeã – IEFES/D'Ouro, do Instituto de Educação Física e Esportes; 2º lugar – Tecnologia/Guerreira, do Centro de Tecnologia; e 3º lugar – FFOE/Arretada, da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem.

Confira os demais resultados das Atléticas nos JUFC 2023:

BASQUETE FEMININO: campeã – IEFES/D'Ouro; vice-campeã – CCA/Legítima, do Centro de Ciências Agrárias; e 3º lugar – CT – Guerreira.
BASQUETE MASCULINO: campeã – FEAAC/Dominadora, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade; vice-campeã – IEFES – D'Ouro; 3º lugar – FAMED/Selvagem, da Faculdade de Medicina.
FUTSAL FEMININO: campeã – IEFES/D'Ouro; vice-campeã – FFOE/Arretada; e 3º lugar – FAMED/Selvagem.
FUTSAL MASCULINO: campeã – FEAAC/Dominadora; vice-campeã – IEFES/D'Ouro; e 3º lugar – CCA – Legítima.
HANDEBOL FEMININO: campeã – IEFES/D'Ouro; vice-campeã – CCA/Legítima; e 3º lugar – FAMED/Selvagem.
HANDEBOL MASCULINO: campeã – FAMED/Selvagem; vice-campeã – IEFES/D'Ouro; e 3º lugar – FFOE/Arretada.
VOLEIBOL FEMININO: campeã – FAMED/Selvagem: vice-campeã – FFOE/Arretada; e 3º lugar – IEFES/D'Ouro.
VOLEIBOL MASCULINO: campeã – FAMED/Selvagem; vice-campeã – FEAAC/Dominadora; e 3º lugar – CT/Guerreira.
CLASH ROYALE FEMININO (modalidade de jogo eletrônico): campeã – CT/Guerreira; vice-campeã – CC/Predadora, do Centro de Ciências; e 3º lugar – IEFES/D'Ouro.
CLASH ROYALE MASCULINO: campeã – CT/Guerreira; vice-campeã – IEFES/D'Ouro; e 3º lugar – FFOE/Arretada.
FREE FIRE (modalidade de jogo eletrônico): campeã – CT/Guerreira; vice-campeã – FFOE/ Arretada; e 3º lugar – CC/Predadora.
FUTEBOL ELETRÔNICO FEMININO: campeã – IEFES/D'Ouro; vice-campeã – FFOE/Arretada; e 3º lugar – CT/Guerreira.
FUTEBOL ELETRÔNICO MASCULINO: campeã – FEAAC/Dominadora; vice-campeãs – IEFES/D'Ouro e FFOE/Arretada.
LEAGUE OF LEGENDS (modalidade de jogo eletrônico): campeã – CC/Predadora; vice-campeã – CT/Guerreira; e 3º lugar – FFOE/Arretada.
XADREZ FEMININO: campeã – IEFES/D'Ouro; vice-campeã – FFOE/Arretada; e 3º lugar – CT/Guerreira.
XADREZ MASCULINO: campeã – CH/Resistência, do Centro de Humanidades; vice-campeã – FFOE/Arretada; e 3º lugar – FEAAC/Dominadora.

Imagem: estudantes seguram troféus

ANO DE VITÓRIAS – O diretor de Atividades Desportivas da PRAE, Wildner Lins de Souza, afirma que “os Jogos da UFC são uma manifestação predominante do desporto educacional, promovendo o desenvolvimento integral do estudante e aperfeiçoando sua formação para exercer sua cidadania e seu lazer através do esporte, sendo realizados pela DAD da PRAE e as Associações Atléticas Acadêmicas (Atléticas)”.

Nesse sentido, ele avalia que 2023 foi um ano produtivo para o desporto da UFC, destacando que as atividades na área contemplaram as quatros dimensões esportivas: educacional, participação, rendimento e de formação. Ele comenta que “as seleções da UFC são a maior manifestação do desporto de rendimento, e na temporada 2023 realizaram mais de 250 jogos, conquistando nove títulos, incluindo disputas estaduais, regionais, nacionais e uma municipal.

Imagem: times de basquete feminino jogam em quadra

Confira as competições em que a UFC conquistou primeiros lugares:

Municipal: Copa Cuca Basquete 3 x 3 feminino.
Estaduais: Jogos Universitários Cearenses de Xadrez masculino e Jogos Universitários Cearenses de Jogos Eletrônicos.
Regionais: Jogos das Universidades Federais de Futsal masculino; Jogos das Universidades Federais de Basquete feminino; Jogos das Universidades Federais de Basquete masculino; Jogos das Universidades Federais de Handebol feminino; e Jogos das Universidades Federais de Fut7 feminino.
Nacional: Jogos Universitários Brasileiros de Jiu Jitsu masculino até 70 kg.

Além disso, Wildner explica que a UFC ficou em vários pódios em 2º e 3º lugares.

Para 2024, segundo Wildner, as perspectivas são “um incremento na política desportiva da UFC com o fortalecimento do setor através da implantação da Secretaria de Esportes junto à Reitoria, mantendo a natureza de atendimento estudantil, o que deve ampliar o número de ações esportivas”.

Fonte: Wildner Lins de Souza, diretor da Divisão de Atividades Desportivas da PRAE – fone: (85) 3366 7871 / e-mail: desporto.ufc.br