Edital CAPES/COFECUB aprova projetos da UFC feitos em parceria com instituições francesas

Dois professores da Universidade Federal do Ceará tiveram projetos aprovados em edital do programa CAPES/COFECUB (Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil). Luiz Henrique Silva Colado Barreto, professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) e assessor especial da Reitoria, e Tarin Cristino Frota Mont’alverne, professora da Faculdade de Direito, foram contemplados com duas das 35 vagas disponibilizadas pela seleção.

Mais antiga parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) ainda em vigor, o programa CAPES/COFECUB tem como objetivo incentivar o intercâmbio entre instituições de ensino superior, institutos ou centros públicos de pesquisa e desenvolvimento da França e do Brasil.

O edital foi lançado em abril deste ano, aberto a todas as áreas do conhecimento. As propostas deveriam ter, obrigatoriamente, pelo menos uma instituição de cada país.

Imagem: imagem mostra uma mão segurando uma placa chamada embedded system, de sistemas mobile

SOBRE OS PROJETOS – Batizado Cooperative High-Efficiency Mobile Embedded Systems (CHIMES), o projeto do Prof. Luiz Henrique Barreto foi elaborado dentro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, em associação com o CentraleSupelec, instituto de pesquisa e educação superior em Engenharia e Ciência na França. Já as instituições parceiras são o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

O objetivo da pesquisa é desenvolver mecanismos de alimentação para sistemas móveis autônomos, como satélites, drones e veículos não tripulados, além de aprimorar a compreensão dos fenômenos de propagação das comunicações não terrestres e fornecer soluções para garantir comunicações de alta confiabilidade, baixa latência e alta taxa de dados.

Já o projeto proposto pela Profª Tarin Cristino Frota Mont’alverne, bolsista de produtividade do CNPq, foi elaborado dentro do Programa de Pós-Graduação em Direito, Geografia e Ciências Marinhas Tropicais da UFC, em associação com a Université Paris Cité (cuja professora Julia Motte-Baumvol também assina como proponente).

Batizado Estratégias Climáticas para uma Transição Energética Justa e Inclusiva: o Diálogo entre o Brasil e a França no Contexto do Pacto Verde Europeu, o projeto tem como objetivo fornecer fundamentos inovadores para propostas regulatórias relativas à problemática das mudanças climáticas – mais notadamente na descarbonização da economia, na elaboração e na adaptação dos marcos regulatórios brasileiro e francês das energias offshore (como parques eólicos) e de hidrogênio verde.

Imagem: a imagem mostra um conjunto de torres eólicas em uma paisagem de vegetação baixa e céu azul

O trabalho será desenvolvido no âmbito de uma rede internacional de pesquisa Brasil-França já existente e altamente especializada na temática. Além da UFC e da Université Paris Cité, a lista de instituições associadas inclui ainda a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); ONG Instituto Verdeluz; Université Paris Dauphine; e Université La Rochelle (França).

Já as instituições parceiras são o Observatório de Políticas Marítimas (Escola de Guerra Naval), Observatório de Energia Eólica (Universidade Federal do Ceará), Observatório Costeiro e Marinho, Observatoire Océanologique de Banyuls-sur-Mer/Laboratoire Arago/CNRS/Sorbonne Université, Laboratoire ESO-UMR CNRS 6590 e Université Le Mans.

VERBAS – O repasse da CAPES por projeto será de até R$ 1.731.859,20, verba destinada à realização de missões de trabalho, bolsas e recursos de manutenção. Já o financiamento disponibilizado pelo COFECUB a cada projeto é direcionado a duas missões de trabalho por ano, da equipe brasileira na França e de parceiros franceses no Brasil.

Entre os objetivos, estão aprofundar a cooperação entre pesquisadores e educadores de instituições francesas e brasileiras; contribuir para a mobilidade acadêmico-científica de discentes, docentes e pesquisadores, vinculados a programas de pós-graduação nos países participantes; apoiar projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos dos dois países; promover projetos que possibilitem transferência e absorção de conhecimento, dentro de uma perspectiva crítica que produza inovação e criação; incentivar a criação de redes de pesquisa; e promover o aperfeiçoamento de discentes e pesquisadores em fase de consolidação da carreira, por intermédio de estágios acadêmicos no exterior.

Fontes: Prof. Luiz Henrique Silva Colado Barreto – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Profª Tarin Cristino Frota Mont’alverne – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.