Em parceria com a UFC, Mestrado Profissional de Matemática em Rede oferta 192 vagas

Estão abertas, até 6 de março, as inscrições para seleção do Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), voltado, exclusivamente, a professores efetivos com atuação docente na área de Matemática na rede pública estadual de ensino básico do Estado do Ceará. A iniciativa, que oferta 192 vagas, é resultado de parceria da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) com as universidades Federal do Ceará (UFC), Federal do Cariri (UFCA), Estadual do Ceará (UECE), Regional do Cariri (URCA) e da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Conforme o edital, as vagas serão distribuídas em polos do PROFMAT localizados na UFC, UFCA, UNILAB, UECE e URCA, coordenados pela Sociedade Brasileira de Matemática, com formação de turmas e atividades nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Quixadá, Redenção e Sobral, de modo a cobrir as macrorregiões educacionais do Ceará.

A inscrição no processo seletivo é feita via Internet, em formulário de inscrição disponível no site da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (CODED) da SEDUC. Não há pagamento de taxa de inscrição.

De acordo com a SEDUC, a seleção do PROFMAT é considerada etapa fundamental visando ao fortalecimento e à capilarização das políticas públicas de qualificação do ensino e aprendizagem da Matemática no Ceará. Faz parte das ações de formação de docentes no âmbito do Programa Cientista-Chefe em Educação Básica, parceria entre Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e SEDUC.

O Prof. Jorge Lira, do Departamento de Matemática da UFC e cientista-chefe da SEDUC, estima que o PROFMAT mudará o cenário da educação cearense. "Temos uma grande história pela frente. Essa pós-graduação não é simplesmente a certificação do professor, mas a qualificação global e sistêmica do ensino de Matemática. Que todo o conhecimento gerado por esse mestrado seja transposto para as escolas de ensino médio e fundamental", destaca.

Outras informações acerca da seleção, como o cronograma completo e os critérios de aprovação, podem ser consultadas no edital. Eventuais dúvidas sobre a inscrição poderão ser tiradas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 6 de março.

PROFMAT – O PROFMAT é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de instituições de ensino superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

A pós-graduação é voltada para o fortalecimento do conhecimento pedagógico da Matemática e o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais. Além disso, a formação compreende a aplicação direta dos materiais e métodos trabalhados no curso em sala de aula, envolvendo e beneficiando a aprendizagem dos alunos.

Com informações da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

Fonte: Assessoria de Comunicação da SEDUC – fone: (85) 3101 3972