Programa de Pós-Graduação em Gastronomia divulga edital de sua primeira turma de mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará inscreve, de 5 a 20 de abril, para seleção de sua primeira turma de mestrado acadêmico, voltado ao período de 2021.2. O curso conta com duas linhas de pesquisa: Gastronomia Social e Sustentabilidade; e Tecnologia e Inovação Gastronômica.

Segundo o edital, são ofertadas 10 vagas, sendo nove para ampla concorrência e uma vaga para candidatos dos seguintes grupos: pessoas autodeclaradas negras, pretas ou pardas; pessoas autodeclaradas indígenas; e/ou pessoas com deficiência.

Os interessados deverão preencher formulário de inscrição disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e enviar a documentação relacionada no edital para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O processo de seleção será constituído de três etapas obrigatórias: análise do projeto de pesquisa e arguição oral sobre o projeto de pesquisa, ambas de caráter eliminatório, e análise da tabela de pontuação do currículo, de caráter classificatório.

Mais informações podem ser obtidas no site do programa.

O PROGRAMA – O Mestrado Acadêmico em Gastronomia da UFC, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em julho de 2020, é reconhecido como o primeiro da área no Brasil.

O curso contará com 16 docentes, sendo 13 permanentes e três colaboradores. A proposta é que o mestrado tenha um perfil interdisciplinar, por isso conta com um quadro de professores doutores com formação em áreas como agronomia, economia doméstica, enfermagem, engenharia de alimentos, engenharia química, estatística, nutrição, pedagogia e química.

A linha de pesquisa Gastronomia Social e Sustentabilidade abrigará projetos que integram a gastronomia no contexto social e cultural, com vista ao empreendedorismo e à intervenção com políticas públicas. Já a linha Tecnologia e Inovação Gastronômica contemplará projetos voltados ao conhecimento técnico-científico, matérias-primas, desenvolvimento de métodos e técnicas de preparo culinário, além de aspectos nutricionais, químicos, funcionais, sensoriais e culturais dos alimentos.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Gastronomia da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.