Doutorado Profissional em Saúde da Família recebe inscrições de 31 de março a 14 de abril

Estarão abertas, de 31 de março a 14 de abril, as inscrições para a seleção do Doutorado Profissional em Saúde da Família em rede. De acordo com o Edital nº 01/2021, serão disponibilizadas 30 vagas, seis das quais serão para a Universidade Federal do Ceará.

Podem se inscrever profissionais graduados na área da saúde que tenham diploma de mestrado em curso reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e que exerçam função em atividades de atenção ou gestão na Estratégia Saúde da Família.

Os interessados deverão preencher formulário de inscrição disponível na aba processos seletivos stricto sensu do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e anexar toda a documentação exigida no edital em formato PDF.

A seleção será constituída de quatro etapas de caráter eliminatório: homologação das inscrições; análise de currículo (formação acadêmica, produção científica e técnica e atividades profissionais); avaliação de Carta de Intenção, e arguição do projeto preliminar de tese.

O curso tem o objetivo de formar pesquisadores, no âmbito de doutorado, com competência técnica, científica, crítica e reflexiva para atuar na pesquisa, docência, gestão e assistência no âmbito da atenção primária à saúde. Possui duas linhas de pesquisa: Atenção e Gestão do Cuidado em Saúde da Família, e Educação na Saúde e Promoção da Saúde.

O Doutorado Profissional em Saúde da Família é uma parceria entre a UFC, a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), a Universidade Estadual do Ceará (UECE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), todas integrantes da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF).

Detalhes sobre critérios de seleção, quantidade de vagas e formas de inscrição para as demais instituições devem ser consultados no edital. Mais informações estão disponíveis no site do Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde da Família da UFC.

Fonte: Profª Fabiane Gubert, vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde da Família da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.