Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física recebe inscrições até 26 de setembro; polo da UFC oferta 10 vagas

Encontram-se abertas, até 26 de setembro, as inscrições para o processo seletivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) para ingresso no semestre letivo de 2022.1. São ofertadas 606 vagas no total, sendo 10 oportunidades no polo da Universidade Federal do Ceará.

Para participar da seleção, o candidato deve apresentar os originais do diploma ou do certificado de conclusão do curso de graduação, além de comprovante de que está em exercício de docência em Física ou Ciências na educação básica. A inscrição é realizada on-line, através de formulário eletrônico disponível no site do MNPEF.

Conforme o edital nacional do MNPEF, o processo seletivo se dará de forma remota, sendo composto por duas etapas: Prova Escrita Virtual Nacional, elaborada pela Comissão de Seleção Nacional, de caráter eliminatório; e Prova de Defesa de Memorial Virtual, realizada pela Comissão de Seleção do Polo, de natureza classificatória.

De acordo com o edital complementar do polo do MNPEF na UFC, as aulas presenciais dos alunos ingressantes em 2022 ocorrerão às sextas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 18h, podendo eventualmente acontecer aulas aos sábados, das 8h às 12h, no Departamento de Física da UFC, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

Outras informações estão disponíveis no site do MNPEF/UFC.

MNPEF – O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado a professores de ensino médio e fundamental com ênfase principal em aspectos de conteúdos na área de Física. É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) com o objetivo de coordenar diferentes capacidades apresentadas por diversas instituições de ensino superior (IES) distribuídas em todas as regiões do País.

O objetivo é capacitar com mestrado professores da educação básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula, como, por exemplo, estratégias que utilizam recursos de mídia eletrônica, tecnológicos e/ou computacionais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos.

Fonte: Secretaria do Mestrado Profissional em Ensino de Física na UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.