Pós-Graduação em Saúde da Mulher e da Criança lança edital para mestrado profissional

O Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher e da Criança da Universidade Federal do Ceará (PPGSMC/UFC) lançou edital do processo seletivo de mestrado profissional – turma 2022.1. As inscrições estarão abertas de 1º a 15 de dezembro e deverão ser realizadas exclusivamente em formato virtual.

São oferecidas 20 vagas, divididas nas áreas de concentração Atenção à Saúde Materna e Perinatal (Saúde da Mulher), com 11 vagas; e Desenvolvimento e Primeira Infância (Saúde da Criança), com 9 vagas. Podem participar profissionais diplomados em cursos de graduação reconhecidos no Brasil na área de saúde ou afins ao campo da Saúde da Mulher e da Criança. Se o título tiver sido obtido no exterior, o diploma deverá estar devidamente revalidado no Brasil, segundo as normas vigentes.

Podem ainda inscrever-se alunos do último semestre do curso de graduação, mediante declaração da instituição de ensino, que deverá ser substituída pelo diploma ou certificado de conclusão até o dia da matrícula do semestre 2022.1, definido de acordo com o calendário do programa.

A inscrição ocorrerá através de duas etapas: o candidato deverá preencher o formulário eletrônico disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e, ainda, efetuar cadastro em formulário eletrônico disponível no site do PPGSMC/UFC.

A seleção contará com três fases: avaliação do projeto de pesquisa escrito, apresentação oral do projeto de pesquisa e avaliação de currículo. A divulgação do resultado final está prevista para 9 de fevereiro de 2022.

LINHAS DE PESQUISA – Na área de Saúde da Mulher o programa conta com as seguintes linhas de pesquisa: "Avaliação e intervenção do assoalho pélvico no ciclo gravídico-puerperal e atividade física na gestação"; "Avaliação e epidemiologia de infecções genitais em mulheres"; "Infertilidade, endometriose, infecções sexualmente transmissíveis ou história da saúde da mulher na universidade"; "Ética e saúde materna"; "Avaliação da covid-19 na gravidez"; "Epidemiologia do uso de medicamentos em mulheres"; e "Assistência de Enfermagem Obstétrica ao trabalho de parto / emergências obstétricas".

Na área de Saúde da Criança, estão disponíveis as seguintes linhas de pesquisa: "Desenvolvimento infantil: adversidades precoces, estresse tóxico e padrões de apego na primeira infância"; "Amadurecimento emocional na criança e suas implicações na vida"; "Epidemiologia e avaliação da vacinação em crianças"; "Epidemiologia quantitativa da saúde materno-infantil em comunidades"; "Avaliação e tecnologia em saúde da criança"; "Avaliação de programas de atenção materna e na primeira infância de 0 a 6 anos"; e "Epidemiologia do uso de medicamentos em crianças".

Mais informações podem ser obtidas no Edital nº 01/2021, que regula o processo seletivo, ou no site do Mestrado Profissional em Saúde da Mulher e da Criança.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher e da Criança – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.