Pós-Graduação em Enfermagem recebe inscrições para mestrado e doutorado até 7/01

Estão abertas, até 7 de janeiro de 2022, as inscrições para a seleção às turmas de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. São oferecidas 13 vagas de doutorado e 25 de mestrado, distribuídas nas linhas de pesquisa "Enfermagem no processo de cuidar na promoção da saúde", "Tecnologia de enfermagem na promoção de saúde" e "Enfermagem e educação em saúde".

A inscrição deve ser feita a partir de cadastro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

O processo seletivo contará com três etapas: análise do projeto de pesquisa e do plano de atividades internacionais; arguição e defesa do projeto e do plano de atividades internacionais; e análise de currículo, para o curso de doutorado. Já para o mestrado, haverá leitura e análise do projeto de pesquisa; arguição do projeto de pesquisa; e análise do currículo.

LINHAS DE PESQUISA – A linha de pesquisa "Enfermagem no processo de cuidar na promoção da saúde" possui as seguintes áreas temáticas: a enfermagem e as interfaces com a prevenção e controle do diabetes mellitus e doenças associadas; cuidado em saúde em HIV/aids e condições crônicas; promoção do cuidado de pessoas com câncer; e intervenções de enfermagem no cuidado do adulto em situação crítica.

Na linha "Tecnologia de enfermagem na promoção de saúde" constam as áreas temáticas: tecnologia assistiva para pessoas em situações de vulnerabilidade; tecnologia de enfermagem para promoção da saúde do idoso; tecnologias para avaliação e promoção da saúde da criança; avaliação clínica e medida em saúde e enfermagem; tecnologia em saúde em HIV/aids e doenças associadas.

Já na linha "Enfermagem e educação em saúde", estão disponíveis as áreas: ações integradas para a promoção da saúde sexual e reprodutiva; educação em saúde no cuidado da criança e do adolescente na atenção primária à saúde; promoção da saúde de grupos vulneráveis; cuidado de enfermagem na promoção e educação em saúde do adolescente; desenvolvimento e avaliação de estratégias educativas para o cuidado do assoalho pélvico; enfermagem na promoção da saúde sexual e reprodutiva: desenvolvimento e avaliação de estratégias educativas e assistenciais; e promoção e educação em saúde da criança e da família.

Mais detalhes podem ser vistos no Edital nº 01/2021, disponível no site do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.  

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.