CEA/UFC divulga edital com quatro vagas de professor visitante; inscrições de 24 a 28 de janeiro

O Colégio de Estudos Avançados (CEA) da Universidade Federal do Ceará divulga a abertura do Edital nº 141/2021, com a oferta de quatro vagas para professor visitante, com ênfase na internacionalização. Entre os dias 24 e 28 de janeiro de 2022, as inscrições estarão abertas através dos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Dúvidas sobre o processo seletivo também podem ser encaminhadas para os referidos e-mails. O edital, o formulário de inscrição e os anexos estão disponíveis tanto em português como em inglês.

As oportunidades são destinadas aos setores de estudo Desafios do Desenvolvimento Sustentável: Mudança Climática, Segurança Hídrica, Economia Circular e Transição Energética (duas vagas); A Construção “Baseada em Evidências” de Sociedades Seguras, Saudáveis, Justas e Inclusivas de Gênero (uma vaga); e Elaboração, Análise e Previsão de Dados Longitudinais para Mudança Microssocial (uma vaga). A lotação dos docentes selecionados será no CEA, situado no 3º andar do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. O processo seletivo está sendo apoiado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática (PPGETI), vinculado ao Centro de Tecnologia da UFC.

A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva. Os contratos dos professores visitantes serão válidos por seis meses, sendo prorrogáveis por até dois anos, no caso de pesquisadores brasileiros; e por até quatro anos para estrangeiros. O início das atividades está previsto para março e setembro de 2022.

Segundo o diretor do CEA/UFC, Prof. José Raimundo Carvalho, a seleção de professores visitantes do Colégio, como todo concurso público, terá ampla divulgação e regras claras, além de estar aberta à participação de cientistas do Brasil e de outras nacionalidades. Um aspecto importante destacado por Carvalho é a possibilidade de contratar pesquisadores em diferentes estágios da carreira, de jovens doutores a seniores, com destacada produção científica e mais de 10 anos de experiência após a conclusão do doutorado.

“O processo seletivo traz inovações com edital e formulário bilíngues, flexibilização de categorias para professores visitantes e atribuição de atividades, como seminários, coorientação de alunos de mestrado e de doutorado, publicação de artigos e desenvolvimento de projetos conjuntos com os pesquisadores do Colégio de Estudos Avançados. Essas mudanças trazem ganhos para a gestão, a qualidade acadêmica, a internacionalização e a competitividade da UFC”, explica o diretor.

Para mais informações sobre documentação exigida, taxa de inscrição e remuneração, os interessados podem acessar o site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e o site do Colégio de Estudos Avançados.