UFC recebe inscrições para turma da Residência em Segurança da Informação em parceria com Samsung e SiDi

A Universidade Federal do Ceará ‒ por intermédio do Departamento de Computação e em parceria com a empresa Samsung e o instituto SiDi ‒ está com inscrições abertas, até 3 de abril, para uma turma da Residência em Segurança da Informação. Os alunos residentes selecionados irão cursar uma pós-graduação lato sensu (especialização) com carga horária de 512 horas e duração de 15 meses, incluindo o desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Imagem ilustrativa de códigos sob uma fechadura

De acordo com o coordenador da iniciativa, Prof. Emanuel Bezerra Rodrigues,  do Departamento de Computação, o objetivo principal da residência tecnológica é incentivar a formação de profissionais com alto grau de especialização em segurança da informação, com foco no aprendizado de técnicas e ferramentas de ciência de dados, inteligência artificial e aprendizado de máquina para a solução de problemas nessa área do conhecimento.

Os alunos participantes também terão a oportunidade de vivenciar o ambiente de projetos do SiDi, sendo apresentados a demandas reais de um segmento organizacional e tendo contato com os times, para que possam vivenciar na prática novos métodos e tecnologias voltadas para a segurança da informação. Portanto, é esperado uma postura profissional durante todo o período da realização da Residência.

O Prof. Emanuel ressalta que as aulas teóricas e as atividades práticas deverão ser realizadas na modalidade virtual (on-line).

Podem participar do processo seletivo alunos graduados em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e áreas afins de universidades de todo o Brasil. Serão selecionados até 20 estudantes e cada aluno receberá bolsa de estudos no valor de R$ 2.500 mensais por um período de 15 meses.

INSCRIÇÕES ‒ A inscrição deve ser efetuada exclusivamente por meio online através do SIGAA (Processos Seletivos ‒ Lato Sensu > Residência em Segurança da Informação). Os interessados devem anexar o diploma ou certificado de graduação, o histórico escolar da graduação e o currículo Lattes com os respectivos comprovantes. A íntegra do edital e o Termo de Autorização de Propriedade Intelectual (que deverá ser assinado posteriormente, no ato da matrícula) estão disponíveis no site da Residência.

A seleção ocorrerá em uma única fase de caráter classificatório e eliminatório, com base na análise curricular e de histórico escolar feita pelo comitê avaliador da Residência. O resultado final da seleção será divulgado até o dia 24 de abril, no site da Residência. Eventuais dúvidas deverão ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

SAIBA MAIS ‒ O modelo da residência tecnológica foi inspirado nos programas de residência médica, em que os alunos têm a oportunidade de uma formação teórica na Universidade e desempenham as atividades práticas (como forma de consolidar os conceitos aprendidos) no ambiente hospitalar. Analogamente, na Residência em Segurança da Informação, os alunos terão a formação teórica com professores vinculados a um curso de especialização ofertado pela UFC e irão desempenhar atividades práticas em um ambiente real do SiDi, que contará com um parque computacional ao qual os estudantes poderão se conectar remotamente.

Fonte: Prof. Emanuel Bezerra Rodrigues, coordenador da Residência em Segurança da Informação ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.