Departamento de Computação inscreve até 14/04 para Residência em Segurança Cibernética

Estão abertas, até 14 de abril, as inscrições para a seleção da primeira turma da Residência em Segurança Cibernética ‒ pós-graduação lato sensu (especialização) oferecida pelo Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a empresa Lenovo Brasil. Os alunos residentes selecionados farão um curso de 22 meses de duração, com início em maio de 2022 e carga horária total de 528 horas-aula, divididas em aulas teóricas, trabalhos individuais ou em grupo e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

As aulas teóricas, que apresentarão conceitos básicos e avançados na área de segurança cibernética, ocorrerão no Departamento de Computação. As atividades práticas serão realizadas em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação desenvolvidos no Laboratório de Sistemas e Bancos de Dados (LSBD/UFC). Durante as ações práticas, o aluno contará com a orientação acadêmica de um preceptor e o acompanhamento de um gerente de projeto.

De acordo com o coordenador do curso, Prof. Javam Machado, o objetivo é "capacitar profissionais das áreas de Tecnologia da Informação (TI) e afins para que possam atuar na segurança cibernética de instituições públicas ou privadas, utilizando metodologias e ferramentas reconhecidas com base nas melhores práticas fornecidas pela família ABNT ISO/IEC 27000" ‒ conjunto de certificações de segurança da informação e proteção de dados para empresas e órgãos públicos.

O curso é totalmente gratuito para os alunos selecionados. São ofertadas 10 vagas para ampla concorrência e uma vaga é direcionada a servidores da UFC (conforme estabelece o artigo 34/caput da Resolução nº 11/2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFC). Os estudantes selecionados em ampla concorrência receberão uma bolsa no valor de R$ 3.000,00 durante um período de 20 meses.

Podem concorrer profissionais que tenham diploma de graduação ou demais cursos superiores nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Informática, Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Sistemas e Mídias Digitais, Redes de Computadores e áreas afins.

INSCRIÇÕES ‒ Os interessados poderão realizar a inscrição até as 23h59min do dia 14 de abril. O preenchimento da ficha de inscrição deverá ser feito por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), na aba "processos seletivos ‒ lato sensu". Adicionalmente, o(a) candidato(a) deverá enviar os documentos solicitados no edital de seleção, no qual constam outros detalhes do processo. Mais informações no site do Laboratório de Sistemas e Bancos de Dados (LSBD/UFC). Eventuais dúvidas devem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Prof. Javam Machado, coordenador do curso ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.