Pós-Graduação em Engenharia Agrícola recebe inscrições para mestrado e doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal do Ceará recebe inscrições para seleção das turmas de 2022.2 do curso de mestrado até o dia 19 de julho e, do curso de doutorado, até 14 de julho.

Podem se inscrever na seleção os candidatos diplomados ou concludentes em 2022.1 em curso de graduação, independente da área de conhecimento para concorrer às vagas de mestrado, e os diplomados ou concludentes de curso de mestrado, para as vagas de doutorado, independente da área de conhecimento, desde que não definido como de curta duração e que seja devidamente credenciado pelo Conselho Nacional de Educação ou pelo Conselho Estadual de Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Ministério da Educação (MEC).

MESTRADO – De acordo com o Edital nº 06/2022, são disponibilizadas até duas vagas para o curso de mestrado. Uma na área de concentração Irrigação e Drenagem, que possui as linhas de pesquisa Engenharia da Irrigação, Manejo da Agricultura Irrigada, e Salinidade e Drenagem; e a segunda vaga na área de concentração Irrigação e Drenagem, com as linhas de pesquisa Conservação de Água e Solo no Semiárido, e Hidrologia e Hidrosedimentologia.

DOUTORADO – O PPGEA oferta para o curso de doutorado até duas vagas, através do Edital nº 05/2022, sendo uma na área de concentração Engenharia de Sistemas Agrícolas, linhas de pesquisa Ambiência Agrícola e Máquinas e Mecanização Agrícola, e outra na área de concentração Irrigação e Drenagem, que dispõe das linhas de pesquisa Engenharia da Irrigação, Manejo da Agricultura Irrigada, Salinidade e Drenagem.

INSCRIÇÕES – Os candidatos tanto ao mestrado como ao doutorado devem preencher o formulário eletrônico, disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), clicando na aba processos seletivos stricto sensu, e após preenchimento do formulário, devem anexar a documentação conforme detalhado nos respectivos editais.

Para os dois cursos, o processo de seleção consistirá em duas etapas, sendo a primeira etapa de caráter eliminatório, com uma prova escrita, e a segunda etapa de caráter classificatório, por meio da análise do curriculum vitae e do histórico escolar.

Os calendários com todos os detalhes dos dois processos seletivos estão disponíveis nos editais mencionados. Para mais obter mais informações e esclarecer dúvidas o interessado pode entrar em contato pelo telefone (85) 3366 9756 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.