Mestrado Acadêmico em Artes inscreve até 24/10 para a turma 2023.1; são ofertadas 20 vagas

O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará está com inscrições abertas no período de 5 de setembro a 24 de outubro para a turma 2023.1 do Mestrado Acadêmico em Artes. São ofertadas 20 vagas, sendo 16 para Ampla Concorrência e quatro vagas para candidatos contemplados por Políticas de Ações Afirmativas.

Podem se inscrever portadores de diploma de graduação através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), na aba Processos Seletivos Stricto Sensu.

De acordo com o Edital nº 03/2022, as vagas referentes a Políticas de Ações Afirmativas estão direcionadas aos seguintes grupos: uma vaga para pessoas autodeclaradas negras, pretas ou pardas; uma vaga para pessoas autodeclaradas indígenas; uma vaga para pessoas com deficiência; e uma vaga suplementar para o grupo em que houver maior número de pessoas candidatas.

LINHAS – O PPGARTES-UFC tem como área de concentração Poéticas da Criação e do Pensamento em Artes, que se estrutura em duas linhas de pesquisa: 1) Arte e Pensamento: das obras e suas interlocuções: o que a obra artística produz? Como ela afeta e se deixa afetar? Como inventa e opera teorias, movimentos, pensamento?; 2) Arte e Processo de Criação: poéticas contemporâneas: a criação artística como pesquisa e produção de conhecimento. O processo seletivo se realizará em três etapas: projeto de pesquisa (caráter eliminatório); arguição oral sobre o projeto de pesquisa (caráter eliminatório); e análise do currículo Lattes (caráter classificatório).

O resultado final do processo seletivo será divulgado no site do PPGARTES e no endereço eletrônico do SIGAA. A divulgação das Comissões de Seleção e dos resultados das demais etapas do processo seletivo será realizada exclusivamente no site do PPGARTES.

Mais informações sobre a seleção estão disponíveis no edital e na página do PPGARTES.