Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física oferta nove vagas para turma na UFC

Estão abertas, até o dia 30 de setembro, as inscrições para a seleção da turma de 2023 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), programa de pós-graduação stricto sensu em rede nacional organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e ofertado em polos de diferentes instituições de ensino superior brasileiras. No total, são ofertadas 606 vagas em todo o País, sendo nove destinadas ao polo da Universidade Federal do Ceará.

O MNPEF é voltado a professores em efetivo exercício de docência em Física na educação básica ou em Ciências no nível fundamental. É necessário ter diploma de graduação em Física (ou em áreas afins) ou estar no último período desses cursos.

Os candidatos devem ler atentamente os dois editais (nacional e local) da seleção e preencher o formulário de inscrição disponível na página do certame.

O processo seletivo será composto por duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório: prova escrita, elaborada pela Comissão de Seleção Nacional; e Prova de Defesa de Memorial, realizada pela Comissão de Seleção do Polo. A nota global de cada candidato será calculada pela média aritmética simples das notas atribuídas às duas etapas. 

As atividades letivas dos candidatos aprovados e matriculados no curso terão início no primeiro semestre de 2023. Na UFC, as aulas presenciais serão realizadas às sextas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 18h, podendo eventualmente ocorrer aulas aos sábados, das 8h às 12h, no Departamento de Física, localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

Os editais e o formulário de inscrição estão disponíveis na página da seleção.

Fonte: Secretaria do Mestrado Profissional em Ensino de Física na Universidade Federal do Ceará – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.