Mestrado em Engenharia Mecânica abre 11 vagas remanescentes; inscrições até 14 de fevereiro

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará está com inscrições reabertas para a turma de 2023 de seu mestrado. São 11 vagas, remanescentes do edital anteriormente lançado (do Edital nº 04/2022), distribuídas entre as linhas de pesquisa Energia Solar e Biomassa e Biocombustíveis.

Os interessados devem se inscrever até o dia 14 de fevereiro, pela Internet, seguindo as instruções do Edital nº 01/2023. A seleção será constituída de prova escrita, análise do histórico escolar do curso de graduação e análise do currículo Lattes.

Ao preencher a ficha de inscrição, o candidato deverá escolher o projeto de pesquisa para o qual deseja concorrer. Na linha de pesquisa Energia Solar, são três opções: Desenvolvimento de tecnologias com uso de sistemas solares fotovoltaicos; Armazenamento de hidrogênio verde obtido por energia solar fotovoltaica; e Comportamento termoelétrico de módulos fotovoltaicos.

Já na linha de pesquisa Biomassa e Biocombustíveis, há cinco opções de projetos de pesquisa: Hidrogênio verde – produção, distribuição e uso; Sistemas de gestão e recuperação de energia para plataformas flex-fuel híbridas; Aprendizado de máquina com programação em Python aplicada à mobilidade sustentável: hidrogênio e etanol; Avaliação de aditivos bifuncionais para as cadeias produtivas de (bio)combustíveis e (bio)lubrificantes; e Desenvolvimento de biomateriais a partir de biomassas regionais e subprodutos do setor de energias renováveis.

O resultado final da seleção deverá ser divulgado no dia 8 de março. Todos os detalhes sobre o processo seletivo, como os conteúdos das provas escritas e o cronograma completo, podem ser vistos no Edital nº 01/2023, disponível no site do programa.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.