Inscrições para seleção ao mestrado e doutorado em Saúde Pública, turmas 2024.1, começam no dia 7 de agosto

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública (PPGSP) da Universidade Federal do Ceará receberá inscrições no período de 7 a 25 de agosto para seleção de candidatos aos seus cursos acadêmicos de mestrado e doutorado, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2024, conforme o Edital Nº 04/2023 e o Aditivo 1. São ofertadas até 59 vagas, sendo 33 para o mestrado e 26 para o doutorado.

O PPGSP está estruturado em duas áreas concentração: Epidemiologia e Vigilância em Saúde; e Ciências Sociais, Humanas, Ambientais, Políticas de Saúde e Avaliação em Saúde, ambas compostas por diferentes linhas de pesquisa, como está detalhado no quadro 1 do Edital nº 04/2023.

As áreas de concentração do programa abrem possibilidade para a participação de candidatos com formação na área de saúde (Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Farmácia, Veterinária etc.) e áreas afins (Sociologia, Antropologia, Economia, Psicologia, Serviço Social, Geografia, Biologia, Engenharia, Estatística, Administração etc.).

Vale ressaltar que o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública adota ações afirmativas em seu processo seletivo, com vagas reservadas para candidatos autodeclarados negros, pessoas com deficiência e indígenas.

COMO SE INSCREVER – As inscrições deverão ser realizadas por meio de dois procedimentos. Primeiro o candidato deverá preencher o formulário eletrônico disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), na aba processos seletivos stricto sensu, de 7 de agosto até as 23h59min do dia 25 de agosto.

Depois, deverá acessar o site do programa, clicar na aba Seleção – Regular e efetuar o cadastro no formulário de inscrição, com o registro obrigatório do número de inscrição emitido pelo SIGAA-UFC, do curso ao qual está pleiteando vaga (mestrado ou doutorado), da área de concentração, linha de pesquisa e eixo temático para os quais vai concorrer. Em seguida, anexar cópias digitalizadas (versão pdf com tamanho máximo 15 MB) dos documentos listados no Edital nº 04/2023. O prazo limite para envio da documentação é até às 23h59 de 25 de agosto próximo.

ETAPAS E RESULTADO – O processo seletivo ocorrerá em quatro etapas: 1. prova escrita (eliminatória e classificatória); 2. avaliação do projeto de pesquisa escrito (eliminatória e classificatória); 3. exposição e arguição do projeto de pesquisa (eliminatória e classificatória); 4. avaliação do curriculum vitae (classificatória).

O resultado da seleção será publicado, por ordem de classificação, no SIGAA e no site do programa (http//www.saudepublica.ufc.br/) no dia 8 de novembro de 2023. No período de 9 a 16 de novembro, os candidatos poderão apresentar recursos com referência ao resultado divulgado. No dia 21 de novembro, a coordenação do programa divulgará o resultado definitivo após os recursos.

O edital, aditivo e mais informações sobre esse processo seletivo de mestrado e doutorado estão disponíveis na página do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública.

Fonte: Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPGSP) da UFC – fone: 85 3366-8045 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.