Pós-Graduação em Comunicação lança editais de mestrado e doutorado; pela primeira vez, pessoas trans e travestis são incluídas em política de cotas

Encontram-se abertas, até 25 de agosto, as inscrições para a seleção das turmas 2024.1 de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM-UFC). Pela primeira vez, o edital deste ano reserva, em sua política de cotas, vagas para pessoas trans e travestis.

O programa ofertará até 17 vagas para mestrado em suas duas linhas de pesquisa: Fotografia e Audiovisual e Mídia e Práticas Socioculturais. Desse total, 11 vagas serão destinadas à ampla concorrência e 6 às políticas de ações afirmativas, que serão direcionadas aos seguintes grupos: 2 para pessoas autodeclaradas negras, pretas ou pardas; 2 para pessoas autodeclaradas indígenas; 1 para pessoas com deficiência; e 1 para pessoas autodeclaradas trans e travestis.

Já para o curso de doutorado, o PPGCOM ofertará até 8 vagas, nas mesmas linhas de pesquisa. Estas serão distribuídas da seguinte maneira: 4 para ampla concorrência e 4 para as políticas de ações afirmativas, sendo uma para cada um dos quatro grupos relacionados acima.

Os editais estão disponíveis no site do PPGCOM. A pessoa interessada deverá, obrigatoriamente, preencher o formulário eletrônico disponível no endereço SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (aba “Processos Seletivos stricto sensu”). No fim da inscrição, o sistema apresentará um campo para a anexação de um único arquivo em formato PDF contendo o projeto de pesquisa.

COTAS – No ato de inscrição no processo seletivo, as pessoas candidatas que concorrerão na modalidade de reserva de vagas para políticas de ações afirmativas devem apresentar, além da documentação pessoal, um termo de autodeclaração étnico-racial ou de identidade de gênero (a depender da categoria na qual irá concorrer).

No caso das pessoas trans, é necessário ainda declaração de reconhecimento como travesti ou transexual. Para indígenas, é necessário também declaração de pertencimento emitida pelo grupo ao qual a pessoa pertence, com o documento assinado por liderança étnica local devidamente legitimada. Já pessoas com deficiência devem apresentar laudo médico que ateste a condição.

PESSOAS TRANS E TRAVESTIS – A reserva de vagas específicas para pessoas trans e travestis – uma no mestrado e uma no doutorado – foi efetivada pelo PPGCOM/UFC após a Comissão de Ações Afirmativas do programa ter solicitação aprovada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade. Assim, a política de cotas já existente nos cursos foi ampliada já para a seleção deste ano.

Na UFC, além do PPGCOM, somente o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) oferta vagas para a população trans e travesti, em política também implementada neste ano e para a qual as inscrições já encerraram. A Instituição tem, ao todo, 86 programas de pós-graduação.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.