Pós-Graduação em Letras da UFC recebe inscrições para mestrado e doutorado até 8 de setembro

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Ceará está com inscrições abertas, até o dia 8 de setembro, para seleção de ingresso ao mestrado e doutorado das turmas do semestre letivo de 2024.1.

De acordo com os editais n° 2 (mestrado) e 3/2023 (doutorado) do PPGLetras/UFC: literatura comparada, serão ofertadas até 39 vagas para o mestrado (ampla concorrência com vagas reservadas para candidatos autodeclarados negros, indígenas e quilombolas) e até 21 vagas para o doutorado (ampla concorrência com vagas reservadas para candidatos autodeclarados negros, indígenas e quilombolas).

MESTRADO – Poderão inscrever-se portadores de diploma de graduação obtido na área de Letras ou em áreas afins.

A seleção será dividida em três etapas: uma prova escrita de conhecimentos na área de literatura comparada, que consiste em uma questão para cada uma das três linhas de pesquisa que oferecem vagas; a segunda fase será uma avaliação e arguição do projeto de pesquisa, que deve apresentar tema e obras a serem objeto de investigação, além de uma breve discussão crítica do tema escolhido em que se observem os conceitos operacionais em articulação com as obras literárias e os métodos de pesquisa. Na fase final, será analisado o currículo Lattes atualizado e salvo diretamente da Plataforma Lattes.

Confira todas as informações sobre a documentação exigida, as etapas do processo seletivo e o calendário no Edital nº 02/2023 do PPGLetras/UFC.

DOUTORADO – Poderão inscrever-se portadores de diploma de mestrado obtido na área de Letras ou em área afim. A seleção será realizada no mesmo método utilizado nas vagas de mestrado, três fases envolvendo um prova, a arguição do projeto de pesquisa e a análise dos currículos Lattes.

Confira todas as informações sobre a documentação exigida, as etapas do processo seletivo e o calendário no Edital nº 03/2023 do PPGLetras/UFC

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC – fone: (85) 3366 7618 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.