- Quinta, 19 Fevereiro 2026 13:45
- Escrito por UFC Informa
O Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Fundação Itaú, abre processo seletivo com 40 vagas para formação de turma especial de Produção e Gestão Cultural do Mestrado Profissional em Artes (IFCE).
As inscrições são gratuitas e acontecerão de 20 de fevereiro a 10 de março de 2026, exclusivamente pela plataforma da Escola Fundação Itaú. O ingresso ocorrerá ainda no semestre letivo de 2026.1. O resultado final do processo seletivo está previsto para 28 de abril de 2026.
O programa é voltado para artistas, gestores, produtores e agentes culturais, integrando aspectos da gestão no campo da cultura. Podem se candidatar diplomados em cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), em Artes ou em áreas afins.
Das 40 vagas ofertadas, 20% são reservadas para candidatos negros (pretos e pardos) e indígenas (PPI) e 10% para pessoas com deficiência (PCD), conforme a política de ações afirmativas do IFCE e dos parceiros. A seleção conta também com reserva de vagas para servidores das instituições.
O curso será realizado na modalidade presencial no campus Fortaleza, em formato modular, integrando também atividades on-line síncronas e assíncronas. Com carga horária de 450 horas e duração prevista de 24 meses, as aulas ocorrerão na sala do Mestrado em Artes, no PPGARTES/IFCE e no ICA/UFC.
O processo seletivo será composto por cinco etapas: análise de documentos (eliminatória); análise das respostas ao questionário (eliminatória); avaliação da intenção de projeto de pesquisa e do vídeo de apresentação (eliminatória); defesa e arguição oral do projeto (eliminatória); análise do currículo Lattes, considerando produções acadêmicas, artísticas e técnicas (classificatória).
O CURSO - O Mestrado Profissional em Artes: Turma Especial Produção e Gestão Cultural em Artes é um curso de pós-graduação stricto sensu, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). O curso é uma parceria entre a UFC, o IFCE e a Fundação Itaú.
A turma está vinculada à linha de pesquisa Produção Cultural em Artes e tem como objetivo formar docentes, artistas e pesquisadores qualificados para atuar na docência e na pesquisa em Artes, contribuindo para o fortalecimento do ensino, da produção de conhecimento e desenvolvimento técnico e tecnológico na área no Ceará.
Para mais informações, o candidato deve acessar o site da Fundação Itaú.
Fonte: Turma em Produção e Gestão Cultural em Artes (UFC/IFCE) - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.