Lançado edital de concurso para oito vagas de professor visitante

Estarão abertas, nos dias 26, 27 e 28 de novembro e 1º e 2 de dezembro, as inscrições para concurso público de professor visitante da Universidade Federal do Ceará. A iniciativa faz parte do plano de melhoria da pesquisa da UFC, lançado em outubro pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação. 

Saiba mais sobre o plano de melhoria no Jornal da UFC

De acordo com o Edital nº 242/2014, há vagas para as categorias sênior (título de doutor há pelo menos 10 anos, com produção acadêmica equivalente à de pesquisador de produtividade do CNPq nível 1A e 1B), pleno (título de doutor há pelo menos 10 anos, com produção equivalente à de pesquisador de produtividade do CNPq nível 1C ou 1D), júnior (título de doutor entre cinco e 10 anos, com produção equivalente à de pesquisador de produtividade do CNPq nível 2) e jovem doutor (título de doutor entre dois e cinco anos e pelo menos uma bolsa anterior em outra instituição, com formação acadêmica ou técnico-científica inovadora).

As vagas serão distribuídas da seguinte maneira:

Programa de Pós-Graduação em Matemática (uma vaga). Setor: geometria diferencial. Categoria: sênior.
Programa de Pós-Graduação em Física (uma vaga). Setor: microscopia eletrônica. Categoria: jovem doutor.
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (duas vagas). Setor: estudos da tradução. Categorias: sênior e pleno.
Programa de Pós-Graduação em Linguística (uma vaga). Setor: linguagem e saúde. Categoria: pleno.
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (uma vaga). Setor: inovação metodológica em medicamentos – ensaios pré-clínicos e clínicos. Categoria: jovem doutor.
Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (uma vaga). Setor: farmacologia de produtos naturais marinhos. Categoria: júnior.
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (uma vaga). Setor: gerenciamento ambiental da qualidade das águas de superfície. Categoria: pleno.

O professor visitante brasileiro terá contrato de até dois anos na UFC, e o estrangeiro terá contrato de até quatro anos. A atração de pesquisadores de alto nível para a Instituição tem contribuído para o desenvolvimento da pesquisa, para a elevação dos níveis de internacionalização e dos conceitos dos programas de pós-graduação.

Mais detalhes sobre o processo seletivo estão no edital nº 242/2014, publicado no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

Fonte: Divisão de Planejamento e Movimentação de Pessoal da Progep – fone: 85 3366 7407