Procurar no portal

UFC realiza UniversiDELAS Simpósio de Gênero e Interseccionalidades

O UniversiDELAS - Simpósio de Gênero e Interseccionalidades da UFC foi realizado de 16 a 18 de março de 2026.
Foi aberto na Faculdade de Direito da UFC com uma conferência da Ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal , que falou sobre “Mulheres, Ciência e Trabalho: caminhos de igualdade, produção de saber e justiça social".
O UniversiDELAS promoveu um rico debate sobre as experiências e pesquisas de mulheres no ensino superior unindo temas que passaram por gênero, raça, classe, sexualidade, geração e territórios.
Foram apresentados 198 trabalhos.
Dentro da programação também foi inaugurado o Banco Vermelho - uma iniciativa internacional para o enfrentamento do feminicídio.
Outro momento muito esperado no Simpósio foi o Prêmio Lúmina - mulheres brilhando na ciência, que laureou um total de 11 pesquisadoras da UFC.

Ficha técnica

Reportagem e edição de texto: Letícia Amaral
Imagens: Gladson Caldas, Lamonier Rodrigues e Álvaro Graça Jr.
Edição de imagens: Lamonier Rodrigues

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300