Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação divulga resultado de bolsas PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM

Imagem: foto de aluno em laboratórioA Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Ceará divulgou na sexta-feira (13), na Plataforma Ícaro Moreira, o resultado da seleção de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM).

Para o PIBIC serão disponibilizadas 986 bolsas, atendendo a 73,9% da demanda qualificada. As cotas de bolsas a serem distribuídas são provenientes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o total de 589; da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), com 197; e da própria UFC, com 200. O programa PIBIC teve um aumento de 28,5% em relação a 2017, voltando ao patamar de concessão dos anos anteriores (veja quadro 1).

Imagem: gráfico com evolução na concessão de bolsas

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação informa que, de acordo com o estabelecido no edital referente à distribuição de bolsas remuneradas, os projetos aprovados na prioridade 1 foram contemplados com 492 bolsas; na prioridade 2, com 358 bolsas; na prioridade 3, com 89 bolsas; e na prioridade 4, com 47 bolsas. A disponibilidade de cotas permitiu contemplar todos os projetos aprovados com pelo menos uma cota de bolsa remunerada. Os detalhes sobre o que vem a ser cada prioridade estão disponíveis no item 7.2 do Edital nº 2/2018.

No programa PIBITI foram aprovados 35 projetos e as cotas de bolsas disponíveis atenderão a 100% da demanda qualificada. A instituição dispõe de 32 bolsas do CNPq e 3 bolsas da FUNCAP. O número de bolsas captadas pela UFC em chamada do CNPq no programa PIBITI teve um aumento de 166%, consequência dos avanços institucionais realizados nesse programa.

Um exemplo desse avanço foi o da aluna do Curso de Fisioterapia Ana Jéssica dos Santos Souza, uma das vencedoras do 15º Prêmio Destaque de Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, na categoria Ciências da Vida.

COMPROMISSO – O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antonio Gomes Souza Filho, afirma que "a recomposição do número de bolsas do PIBIC e ampliação da cobertura do PIBITI vêm em um momento decisivo de crescimento da UFC, em que tanto os programas de pós-graduação quanto o número de pesquisadores evoluíram em termos quantitativos e principalmente qualitativos".

Imagem: gráfico com a distribuição de bolsas por unidades acadêmicas

Para o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, esse incremento na concessão de bolsas demonstra a consolidação da pesquisa na Instituição, o compromisso dos professores e a criação de mais oportunidades para os estudantes. Ele destaca ainda a importância das bolsas de inovação e tecnologia, áreas em que a Universidade vem dedicando esforços. "Os primeiros resultados já começam a surgir", comenta.

PIBIC-EM – No caso do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), serão disponibilizadas 10 bolsas, sendo possível atender a 66,7% da demanda qualificada. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação explica que os orientadores que tiveram bolsas aprovadas vão receber instruções da própria pró-reitoria sobre a seleção e indicação dos bolsistas. O processo de indicação será realizado na Plataforma Ícaro Moreira e terá início no dia 19 de julho.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: 85 3366 9943