Saudades e esperança marcam primeira colação de grau de 2018.2

Imagem: foto de uma jovem vestida de beca nos jardins da ReitoriaAinda era o meio da tarde dessa terça-feira (15) quando um animado grupo de estudantes chegou aos jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará para o primeiro dia do ciclo de colações de grau do semestre 2018.2. Entre selfies e fotos com amigos e colegas de turma, alguns faziam os últimos ajustes no figurino e no penteado, outros aguardavam os familiares, mas todos compartilhavam as expectativas para a tão sonhada formatura.

A concludente de Design-Moda Lis Abreu, de 24 anos, veio mais cedo, com duas amigas, para registrar o momento e ainda garantir um lugar na fila para a assinatura da lista de formandos. Ela revelou que, a partir do curso, se tornou mais do que uma estilista, tendo descoberto interesses em diversas áreas da profissão, como fotografia, marketing e mídias digitais. "Aprendi muito na Universidade e fiz amizades para a vida toda. Sinto que, terminando essa fase, já dá aquele sentimento de nostalgia e saudade", afirmou.

Leia também: Servidores colam grau no Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade

Imagem: Casal de jovens vestidos de beca no jardim da ReitoriaPARCERIA – Jéssyca de Sousa, de 21 anos, e Alan Albuquerque, de 31, traziam estampados no rosto largos sorrisos, pois concluíam juntos o Curso de Publicidade e Propaganda. O jovem casal se conheceu durante a faculdade e namorou por dois anos, até decidir morar junto.

De tão unidos, defenderam as monografias na mesma data – ele de manhã e ela à tarde – e a ocasião era bastante simbólica para comemorar conquistas e planejar o amanhã. "Hoje é um dia lindo, o mais satisfatório da graduação inteira, e é o momento para celebrar união com a família. Todo mundo está emocionado e a gente também, que esperou muito por esse dia", avaliou Jéssyca.

Natural do município de Trairi, a 137 km da capital cearense, Alan manifesta profunda gratidão à UFC, em particular pelas ações de assistência estudantil, que possibilitaram oportunidades de autodescoberta. "Para mim, é um sonho. Eu venho do Interior, sou o primeiro da minha família a me formar no ensino superior e todos estão contentes", compartilhou.

Na solenidade presidida pelo reitor da UFC, Henry Campos, foram diplomados 574 concluintes dos cursos de graduação da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), da Faculdade de Medicina (FAMED), do Instituto de Cultura e Arte (ICA), do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) e do Instituto UFC Virtual, bem como do Curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade, ofertado pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Entre os formandos deste último estavam 43 servidores técnico-administrativos da UFC.

Imagem: Estudante vestida de beca discursa no púlpito da Concha AcústicaNo início dos discursos da noite, Tayanne Pires Ferreira, concludente do Curso de Oceanografia, falou em nome dos estudantes perante uma Concha Acústica lotada. Saudando as famílias e os professores presentes, a oradora, emocionada, ressaltou a honra por representar tanto os demais formandos, como o próprio curso e a unidade acadêmica de origem, o LABOMAR.

"A partir de hoje, o desafio de um local desconhecido já não nos assusta. Vamos avançar com coragem e firmeza. Sejamos aventureiros: existe um oceano de oportunidades esperando por nós. Não nos esqueçamos de que a vida não pertence aos estáticos, mas aos que investigam. Ela pertence ao que flui", conclamou.

Confira outras imagens da colação de grau no Flickr da UFC

RECONHECIMENTO – O vice-coordenador do Curso de Farmácia da UFC, Paulo Sérgio Dourado Arrais, reconheceu o valor e a função social de cada profissão representada na cerimônia. Para o orador docente, esses cursos são retrato da diversidade e pluralidade de competências, saberes e conhecimentos gerados na Instituição, com grande importância para todos os segmentos da sociedade.

"Sentimo-nos honrados em poder entregar à sociedade profissionais competentes, cientes de suas responsabilidades e compromissados com o desenvolvimento de suas áreas profissionais. Concludentes, honrem a profissão que ora abraçam e façam o melhor possível para prestar os serviços ou a assistência justa e digna àqueles que acreditaram e investiram em vocês. Desejo êxito a todos na nova vida que os aguarda", declarou.

Imagem: Reitor da UFC discursa no púlpito da Concha Acústica. Ao fundo, professores, sentados, prestam atenção na falaCOMPROMISSO – Na sequência do juramento de formatura, o reitor Henry Campos parabenizou estudantes, pais, padrinhos e madrinhas pela obtenção do diploma de nível superior, estendendo as congratulações a toda a comunidade acadêmica. Para ele, a história sexagenária da Instituição demonstra empenho na defesa de princípios comuns ao conjunto de universidades públicas brasileiras, como a democracia, o pluralismo, a inclusão social, a liberdade criativa e o ideal de paz.

O Prof. Henry salientou que, entre 2015 e 2018, período de dificuldades econômicas, os investimentos em obras na Universidade ultrapassaram a cifra de 50 milhões de reais. Outro dado institucional aponta que, no ano passado, 1.212 ações de extensão levaram a UFC a todas as regiões do Ceará, com atuação em 37 municípios e em 52 bairros de Fortaleza.

"O País enfrentou, nos últimos anos, uma angustiante quadra de recessão, que refreou expectativas. Mas nada conseguiu aniquilar nossas esperanças. E, podem acreditar, em plena crise, a Universidade Federal do Ceará logrou expandir-se, investir na infraestrutura e seguir escalando os patamares na qualidade em tudo o que faz. Temos hoje uma Universidade diferente, transformada, reconhecida nas avaliações externas pela excelência e profundamente identificada com a sociedade", ponderou o reitor.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331