IV Semana Cultural Africana da UFC celebra a pluralidade da África por trás das câmeras

Imagem: A proposta da semana é trazer à luz a África plural e múltipla em suas histórias e manifestações (Imagem: Divulgação)Tem início nesta quinta-feira (23), prosseguindo até sábado (25), a IV Semana Cultural Africana da Universidade Federal do Ceará. Alusivo ao Dia da África, celebrado em 25 de maio, o evento é realizado pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFC, em colaboração com alunos africanos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G).

Com o tema "A África por trás das câmeras", o evento visa apresentar a África que pouco aparece na grande mídia e em manifestações artísticas estrangeiras, como o cinema e a televisão. A ideia é trazer à luz o continente plural e múltiplo em suas histórias e manifestações, apontando as culturas peculiares de cada povo africano.

Um dos destaques da programação é a palestra "Pan-africanismo: a agenda 2063 da UA e a Década Internacional de Afrodescendentes da UNESCO", que o Prof. Bas'Ilelle Malomalo, do Instituto de Humanidades e Letras do Campus dos Malês, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), na Bahia, fará no dia 23, às 10h, no Auditório José Albano, na área 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683, Benfica).

Inserida em 2019 no calendário universitário da UFC, a Semana Cultural Africana tem programação acadêmico-cultural e artística nos dias 23, 24 e 25, incluindo mesas-redondas, exibição de filmes e oficinas, voltada para o estreitamento das relações entre o Brasil e os países dos alunos africanos da Instituição.

Fonte: Profª Inês Pinheiro Cardoso, da Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFC – fones: (85) 3366 7333 e 3366 7335